Chega a Santa Catarina uma novidade que traz esperanças para quem trata o câncer na bexiga: um medicamento (que não é quimioterapia) já aprovado nos Estados Unidos, imunoterápico, que estimula os glóbulos brancos a destruir o tumor — ou seja, o sistema imunológico do paciente é estimulado para combater as células cancerígenas.

Continua depois da publicidade

Ele ainda não é comercializado no Brasil, mas está disponível em Itajaí para estudos clínicos (para avaliar a resposta nos pacientes brasileiros). Se lá fora a medicação chega a custar R$ 40 mil por mês, aqui no Estado é oferecida de graça. Lembrando que, segundo estimativas, a doença vai atingir 7,2 mil homens e 2,4 mulheres no Brasil somente no biênio 2016/2017.

Os sintomas são silenciosos, o que atrasa o diagnóstico e faz com que a taxa de cura seja baixa. Segundo o oncologista Giuliano Santos Borges, as pessoas devem ficar atentas quanto ao desconforto ao urinar, dor ou sangramento. Pacientes podem ter mais informações sobre a nova medicação e como ter acesso através do telefone: (47) 3348-5093, no Centro de Novos Tratamentos Itajaí.

Leia todas as colunas da Laine Valgas na Hora de Santa Catarina

Continua depois da publicidade

Confira as últimas informações sobre a Grande Florianópolis