Você não tem obrigação de gostar de animais, mas tem o dever de respeitá-los e entender o quanto o bem-estar deles tem a ver com o seu: sim, todos formamos uma grande comunidade. Por isso, peço licença no seu feriado para lhe fazer um convite: vamos cumprir com a nossa parte no cuidado aos cães de rua?

Continua depois da publicidade

Pesquisas mostram que hoje são 20 milhões deles abandonados pelo Brasil — e muitos estão pertinho de nós, na nossa rua ou bairro. Se você não sabe por onde começar, a nossa amiga leitora Vivian Machado, moradora do Campeche, em Floripa, pode ajudar. relações públicas, comunicadora, mãe de uma adolescente e de cinco cães, Vivi é uma apaixonada por animais. Inspirada neste amor, ela entende que tem como missão espalhar esse sentimento mundo afora — e chegar até você!

Embaixadora dos cães

Pra começar, Viviane criou um Blog, o Bendito Cão, onde, através de vídeos, conversa sobre o cuidado no dia a dia com esses amigos e sobre a proteção daqueles que ainda não tem um lar. Com o sucesso deste canal, deu um novo passo: decidiu levar a ideia, pessoalmente, às crianças e adolescentes das escolas da Grande Florianópolis através do Movimento Bendito Cão. “E tem sido especial demais! Numa das palestras, os adolescentes ficaram tão empolgados e envolvidos que formaram um grupo, o Embaixadores Bendito Cão. Eles se uniram, fizeram doces (brigadeiros e cupcakes), comercializaram e reverteram o dinheiro para castrar cães resgatados por protetoras independentes”, conta Vivian.

Continua depois da publicidade

Aliás, que tal levá-la pra sua escola? As palestras de Vivian são gratuitas, com duração de 20 a 40 minutos, abordando questões sobre o que é proteção animal (direcionada aos cães), a posse responsável, mitos e verdades da castração e como auxiliar na defesa dos animais em situação de risco, além de instruir os tutores a proporcionar qualidade de vida aos seus cãezinhos. Quer participar? Basta ligar para a Vivian, no (48) 99955-3551 ou enviar um e-mail para contato@benditocao.com.br.

8 maneiras de ajudar…

A partir das palestras, Viviane percebeu que era necessário desenvolver um conteúdo prático informando como qualquer pessoa pode ajudar cães abandonados. Assim nasceu o e-book “8 maneiras de ajudar cães abandonados”. “O que quero é dar dicas simples e objetivas a qualquer pessoa que queira minimizar o sofrimento dos cachorros de rua sem depender de terceiros e mostrar o quanto isso é capaz de nos empoderar”, diz ela. Baixe o seu, de graça, acessando o site.

Agora, o próximo passo será desenvolver e lançar a Campanha Todo cão é bendito, prevista para o fim do ano. “Através de vídeos, vamos enfatizar ainda mais o quanto é bom ajudar, adotar e/ou ter um cão. Estou cansada de ver amantes da causa passando o chapéu para dar conta de uma responsabilidade que é de todos nós”, completa a Vivi.

Continua depois da publicidade

Pensando nisso…

Sou “mãe” de duas fofuras: os cães Kichute e Bamba. Embora sempre tivesse simpatia por animais, só entendi o tamanho do amor que eles despertam depois que decidimos recolhe-los das ruas e trazê-los para nossa família. Nossos meninos nos fazem pessoas melhores — já não entendemos a vida sem eles. Que tal se dar esta chance também? A Vivi tem o caminho pra isso…

Leia todas as colunas da Laine Valgas na Hora de Santa Catarina

Confira as últimas informações sobre a Grande Florianópolis