Escolhi começar a semana com pessoas que inspiram, por isso hoje trago o conselho de nosso amigo Moacir Rauber, morador de Florianópolis, que alerta: “não seja ladrão de si mesmo!”. E por que ele diz isso? Como muitos jovens, Moacir tinha o sonho de jogar futebol, se dar muito bem e integrar a Seleção Brasileira. Talento tinha de sobra, mas um acidente de carro, que o deixou paraplégico, sem movimento nas pernas, o fez mudar de planos – e de rumo.
Continua depois da publicidade
Cadeirante, ele precisou deixar as chuteiras de lado e entender que a situação, que lhe convidava para o fim, poderia sim lhe abrir outras portas. E foi o que fez: Moacir decidiu renascer! Ele viu no remo uma nova possibilidade de seguir sonhando. E conseguiu: durante os anos de 2004 e 2008 foi remador da Seleção Brasileira da modalidade e disputou um mundial, representando o país. E não parou por aí… o acidente mudou completamente a vida deste homem: “e pra melhor!”, segundo ele.
“NÃO SE ROUBE”
— A cadeira de rodas nunca me impediu de alcançar meu objetivos, aliás, é sempre um impulso a mais. Foi com ela que iniciei uma nova corrida contra o tempo, pra fazer tudo o que ainda não tinha planejado. Isso inclui a graduação em Secretariado Executivo Bilíngue, uma segunda graduação em Letras Espanhol, MBA em Marketing, mestrado em Engenharia de Produção, mestrado em Gestão de Recursos Humanos em Portugal e, agora, quase concluindo um doutorado. Aprendi que as oportunidades batem à porta a todo instante (até disfarçadas de tragédia) e que não podemos deixar passar, roubando da gente a possibilidade de conquistar algo — conta Moacir, que transforma as lições que tem aprendido em livros – o mais recente é Ladrão de Si mesmo, enfrenta teu pior inimigo.
Continua depois da publicidade
Além disso, agora é coach e palestrante, percorrendo o Brasil, motivando muita gente por aí – como também nos motiva a usar “outras lentes” para enxergar as coisas não tão bacanas que nos acontecem. Lembre-se: a escolha é sempre nossa: ser vítima ou protagonista da nossa própria história. Quer conhecer um pouco mais do Moacir?
Visite o site olhemaisumavez.com.br e inspire-se!
Leia mais comentários de Laine Valgas
Leia notícias sobre emprego e carreira no Espaço do Trabalhador da Hora