Em menos de uma semana já é Finados, dia especial de parar e relembrar ainda com mais carinho de nossos queridos que fisicamente não estão mais entre nós. Talvez seja também uma boa data para pensar não na morte em si, mas sobre o que temos feito com nossas vidas. Aliás, como anda a sua? Devidamente aproveitada ou candidata a um fim cheio de arrependimentos pelo que você fez ou deixou de fazer?

Continua depois da publicidade

Grandes estudiosos do tema alertam: o problema não é morrer, é matar a própria vida enquanto se está vivo. Entre os grandes autores do assunto está ela que ganhou destaque na mídia nos últimos meses, pela forma serena, respeitosa, inteligente, acolhedora e esclarecedora de falar sobre a morte: a médica Ana Claudia Quintana Arantes, que vai estar em Florianópolis dentro de poucos dias.

Um dia que vale a pena

Dona de um extenso currículo, Ana Arantes é, entre outras coisas, médica formada pela USP, com residência em geriatria e gerontologia no Hospital das Clínicas de São Paulo e especialista em cuidados paliativos.

Continua depois da publicidade

Ela virá à Capital para dois grandes momentos: primeiro para lançar seu livro “A Morte é um dia que vale a pena viver”, no dia 1º de novembro, às 19h, na Livraria Saraiva Shopping Iguatemi. No dia seguinte ela faz um Workshop das 8h30 às 17h30min, no Impact Hub Floripa (Rodovia José Carlos Daux, 4150, Saco Grande), onde vai aprofundar o tema e nos fazer experimentar novas formas de encarar a finitude humana.

—As pessoas pensam que falar sobre a morte é coisa mórbida, mas quando a gente leva a sério essa conversa o que mais acontece é a realização mais incrível da vida. Quanto mais consciente da morte, mais se é capaz de fazer boas escolhas de como passar seu tempo por aqui— conta a médica.

Presente pra você

Se você está disposto a viver esta experiência no dia 2 de novembro, aqui vai um presente para os leitores da Hora: as duas primeiras pessoas que me escreverem (laine.valgas@rbstv.com.br) mostrando interesse, ganham o workshop na faixa.

Continua depois da publicidade

Quem não conseguir gratuidade e quiser participar pode garantir o ingresso através do telefone (48) 3334-1341. Estudante paga meia.

Leia mais informações da colunista Laine Valgas