Hoje minha gratidão vai à Beata Joana de Gusmão. Seu exemplo, que marcou época lá nos idos de 1700, atravessa gerações e permanece inspirando pessoas. É ela quem dá o nome à medalha que acabo de receber na Câmara de Vereadores de Florianópolis. E você sabe quem foi esta mulher? A primeira peregrina do Brasil! Agradecida, depois de ficar gravemente doente e ser curada às margens do Rio Iguape, em São Paulo, ela fez votos de se dedicar à propagação da fé, pelo Brasil: a vida do outro virou seu propósito!
Continua depois da publicidade
ELA AINDA PULSA…
Assim que ficou viúva, Joana adotou um hábito negro e partiu pelos caminhos do sertão, venceu montanhas, transpôs rios, dormiu sob árvores e se alimentou com o que conseguia pelo caminho – tudo para levar carinho, ajuda e conforto a quem mais precisava. Com suas peregrinações, que se estenderam do Rio de Janeiro à Santa Catarina, conseguiu construir três igrejas ou capelas. Já aos 80 anos, sem tanto vigor físico, ergueu uma pequena casinha (onde hoje é o Hospital de Caridade, em Florianópolis) e ali passou a ensinar a criançada a ler, escrever, a fazer contas e orar. Morreu aos 92 anos, em 1780 – mas ainda pulsa nas pessoas que, assim como ela, sabem ser presentes na vida de alguém, ou de “muitos alguéns”.
TÃO PEQUENA…
Continua depois da publicidade
Por tudo o que foi, e continua sendo, a beata (que também empresta seu nome ao Hospital Infantil, na Capital, e à Casa de Apoio ao Pacientes com câncer, no Hospital de Caridade) foi a pessoa escolhida para intitular a premiação dada anualmente na Câmara de Florianópolis “a pessoas que tenham se destacado no trabalho voluntário, nas áreas públicas, empresariais e políticas da cidade”.
E como me sinto honrada em ser uma das premiadas com a Medalha Joana de Gusmão, junto com outros 27 homenageados! Aliás, confesso que me senti pequena ao conhecer tantos gigantes do voluntariado na nossa cidade – gente que transforma milhares de vidas e faz da felicidade do outro a sua também. Voltei para casa me repensando, na certeza de que sempre podemos fazer mais pelo próximo, do que pensamos – basta querer.
Confira todas as notícias da colunista Laine Valgas
Curta a página do Espaço do Trabalhador no Face
SOMOS TODOS EQUIPE!
E preciso frisar: essa condecoração vai a uma grande equipe que traz na veia essa coisa gostosa do querer fazer a diferença na vida do outro: falo dos amigos aqui da Hora de Santa Catarina e do Jornal do Almoço, na RBSTV, incansáveis em serem porta-vozes do nosso leitor e telespectador. É pelo trabalho que realizamos juntos que fui chamada para receber esta premiação – muito honrada em representá-los, queridos! Um reconhecimento que coroa nossa caminhada e nos traz ainda mais responsabilidade: de seguir em frente, peregrinando, fazendo história, tal qual Joana! Parabéns pra nós!
Continua depois da publicidade