Nossa leitora Aline Farias, moradora de São José, representa “um mundo” de pessoas que nos procura todos os dias, pedindo a mesma ajuda: gente que depende de medicação especial, de custo altíssimo, e que precisa recorrer à Justiça para que o Estado forneça o remédio.
Continua depois da publicidade
Aline é portadora de artrite reumatoide, uma doença degenerativa, e faz uso do Humira, cuja a caixa custa em torno de R$ 9 mil.
– Nos últimos meses, o envio do remédio por parte do governo tem falhado por diversas vezes. Ele tem que ser aplicado de 15 em 15 dias e a falta pode provocar danos irreversíveis. Ressalto que, junto comigo, centenas de pacientes dependem da mesma medicação. Tenho entrado em contato com a Secretaria de Saúde do Estado e a resposta é que a previsão é de pelo menos três semanas para a compra do remédio – o que pode ser prejudicado por estarmos no fim do ano – conta Aline.
Continua depois da publicidade
Vamos saber com o Estado o que está acontecendo, em nome de tantas pessoas para as quais a espera pode ser fatal, como tantos outros casos que já relatamos por aqui.
Confira as notícias da colunista Laine Valgas
Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook