Ela nasceu com paralisia cerebral. À primeira vista, “condenada” a viver o resto da vida dependente dos outros, quase vegetando. Mero engano! Kamila Silva Pereira, de Florianópolis, nos traz hoje a lição do quanto as impossibilidades só existem pra quem não traz consigo uma vontade imensa de vencer — seja lá o que for.

Continua depois da publicidade

Hoje, dia 30 de março de 2017, a Kamila conquista algo que, infelizmente, ainda é para poucos no nosso país: se forma como pedagoga pela Universidade Federal de Santa Catarina. E olha que não foi nada fácil chegar até aqui…

Lutar, sim!

De família humilde, Kamila fez sua formação em escola pública. Uma das passagens mais marcantes, e de maior crescimento pra esta moça, foi de 2006 a 2008, quando estudou na Escola de Ensino Médio Jacó Anderle, no norte da Ilha. “Ela sempre demonstrou muito interesse, alegria e empenho para os estudos — era uma ótima aluna. Mesmo com dificuldades para andar, escrever e outras, superava e seguia em frente. Vinha e voltava de ônibus de sua casa até a escola. E sinto que esta determinação vem de berço: sua mãe, Dona Maria, sempre esteve, e está, ao lado da filha incentivando-a e acreditando que é possível sim lutar, vencer e tentar outra vez. Família que, muitas vezes sem condições financeiras, jamais deixou de batalhar”, conta uma das professoras de Kamila, Enemarí Poletti.

Continua depois da publicidade

Aprovada com louvor!

E é essa força que sempre permite Kamila chegar mais longe: em 2009, a moça fez o cursinho pré-vestibular da Ufsc, indo e voltando de ônibus todas as noites durante os dois semestres. Valeu a pena: passou no concurso e em agosto de 2010 iniciou pedagogia, que acaba de concluir. E sabe qual foi o tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso? “As dificuldades enfrentadas por uma estudante com paralisia cerebral”.

Aprovada com louvor, agora Kamila comemora o que tanto lutou pra conquistar: o direito de cumprir sua missão como educadora, dentro e fora de sala de aula. Aliás, sua existência, por si, já é uma aula de vida! Ah, a formatura é nesta quinta, às 15h, na Ufsc. Parabéns, amada. Você nos representa!

Confira todas as notícias da colunista Laine Valgas