Alguém ainda fuma com sua família ou entre seus amigos? Pergunto ainda porque já foi bem maior o número de fumantes entre nós, mas ainda temos muitos. Esta terça-feira é de alerta especial para este público: é o Dia Mundial Sem Tabaco. Ainda também é grande o número de mortes pelo consumo do cigarro: de acordo com a Organização Mundial da Saúde a previsão é de que, até 2030, o tabaco mate cerca de 8 milhões de pessoas por ano.
Continua depois da publicidade
Só por hoje…
Tudo bem: largar um vício, sabemos, não é tarefa fácil — mas é possível. E nessa hora toda ajuda é bem vinda! Uma delas faço questão de destacar hoje por aqui e pode servir como um ponta pé inicial, além de exemplo a tantas outras empresas: o plano SC Saúde, dos servidores do Estado e prefeitura de Florianópolis, vai desafiar seus segurados fumantes a ficarem sem cigarro pelo menos por hoje.
Confira todas as notícias da colunista Laine Valgas
Continua depois da publicidade
Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
Curta a página do Espaço do Trabalhador no Facebook
A ideia é sugerir a troca do cigarro pela realização de atividade física, por exemplo. Profissionais da equipe de medicina preventiva vão ligar para eles alertando para os perigos do cigarro e monitorando o cumprimento da ação. O plano também oferece gratuitamente aos segurados o grupo terapêutico de Controle do Tabagismo. Para participar, os interessados devem enviar um e-mail para medicinapreventiva@sea.sc.gov.br e solicitar informações. Bora multiplicar a ideia?