Como o sonho de um grande e inédito projeto solidário se tornou realidade e hoje, 60 anos depois, é referência em Santa Catarina e no Brasil? Essa é a história contada em Nelito e as rosas rubras, que relata o início da fundação da Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação (Serte) e sua importante obra social na Grande Florianópolis. No livro, que será lançado no fim do mês na Capital, foram ouvidos familiares e antigos amigos de Nelito, além de voluntários e ex-funcionários que o ajudaram a erguer o que tem sido o porto seguro de pessoas socialmente vulneráveis desde 1967 (época em que Florianópolis era totalmente carente de estruturas de acolhimento social).
Continua depois da publicidade
Hoje, além dos 56 idosos que abriga no Asilo Irmão Erasto, a Serte acolhe 186 crianças no Educandário Lar de Jesus em regime de tempo integral e também aquelas encaminhadas pelo Conselho Tutelar (que recebem assistência enquanto aguardam adoção ou o retorno ao convívio familiar). São mais de 300 voluntários registrados e 200 sócios efetivos que mantém as atividades.
O lançamento, para o qual todos estamos convidados, será no dia 31 de agosto, às 19h, na Assembleia Legislativa, na Capital. A entrada é franca e os livros serão vendidos a R$ 35, com os direito autorais doados à Serte.
Leia todas as colunas da Laine Valgas na Hora de Santa Catarina
Continua depois da publicidade