Durante muito tempo, exatamente nesta época de Natal e Ano-Novo, meu endereço certo – e de muitos amigos – era a Casa de Cáritas, em São José: um lugar que recebia e cuidava com muito zelo e carinho de dezenas crianças sem um lugar pra morar, vítimas de violência e em risco, todas enviadas pelo Conselho Tutelar.
Continua depois da publicidade
Íamos até lá levar brinquedos, fazer festa e comemorar com os pequenos. Até meados deste ano, a Casa tinha no comando os amigos Magda e Wagner, uns queridos, que renunciavam sua vida particular para cuidar daquele lar. Até que, de repente, uma ordem judicial os tirou de lá e entregou o local aos cuidados da prefeitura. Quem conhece o trabalho do casal até hoje não entende direito o que aconteceu – e não me cabe questionar isso aqui, já que tudo corre em segredo de Justiça. Aliás, a comunidade aguarda pela correção do que considera uma grande injustiça.
Sem pai nem mãe
Continua depois da publicidade
Brigas judiciais à parte, o fato é que as crianças agora estão sem pai nem mãe. Quem nos conta, chorando, é a amiga leitora Marilene Campos. Sem saber do acontecido, ela foi até a Casa de Cáritas visitar as crianças ontem.

Casa de Cáritas/Arquivo Pessoal
– Levei um susto: todos tiveram que deixar o orfanato e foram abrigados provisoriamente pelo Projeto AMAR, em Barreiros. A prefeitura de São José alugou uma casa, mas os pequenos, e também alguns adolescentes, se mudaram levando apenas roupas e brinquedos. Não foi possível levar móveis, roupas de cama e coisas do tipo. Fiquei apavorada ao ver 20 pequenas pessoas, sendo uma autista de último grau e outra que se alimenta por sonda, à mercê da sorte – diz Marilene.
De tudo um pouco
– As crianças de Cáritas precisam de tudo um pouco – diz Marilene que fez uma lista básica (leia abaixo) pra gente. Quem quiser colaborar pode ligar para as assistentes sociais Daiana no telefone 9908-7898 ou com Ingred no 9978-7763. Nossa leitora também deixa seu contato: 9960-1431. A casa lar onde estão as crianças estão fica na Rua Pedro Bum, 637, ao lado da Igreja Matriz de Barreiros.
Continua depois da publicidade
– 1 suporte para equipo (para uma menina que se alimenta por sonda)
– 5 camas de bebês e 15 camas de solteiro
– Colchões, travesseiros
– Roupas de cama, fronhas, cobertores, edredons, acolchoados, colchas
– Roupeiros
– Toalhas de rosto e banho
– Louças, pratos, travessas, xícaras, canecas, copos plásticos, pirex, peneiras
– Talheres de todos os tipos
– Frutas e verduras
– Leite, Nescau, açúcar, trigo, ovos, arroz, molho de tomate, macarrão, sal, frango e carne
– Produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza
– Geladeira, freezer, TV, mesa, cadeiras
Confira as notícias da colunista Laine Valgas
Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook