Acabo de aprender assim, “bem de pertinho”, as maravilhas que uma desintoxicação alimentar pode fazer pela nossa saúde – e do quanto, quase tudo que nos cerca, tem toxicidade: do que vai à mesa, até a maquiagem, o esmalte, o desodorante que usamos, a poluição, os medicamentos que ingerimos.
Continua depois da publicidade
Leia também:
>> Confira as notícias da colunista Laine Valgas
>> Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
Continua depois da publicidade
>> Curta a página do Facebook da Hora de Santa Catarina
Como aluna do curso que os amigos e nutricionistas funcionais Cristiane Tozzo e André Luiz, aprendi como fazer um dia – ou alguns dias DETOX, dar um descanso para meu organismo e fazer tudo funcionar muito melhor.
– É um momento de faxina, de dar um tempo em alimentos como os que contém glúten, açúcar, lactose, farinha branca e carne vermelha e substituí-los pelos que vão turbinar sua saúde – explicam.
Ela pode ser feita por um dia, uma semana ou mais – mas sempre deve ser orientada por profissionais.
Continua depois da publicidade
– Muitos buscam o detox pelo emagrecimento. Essa é a consequência, mas não é o foco: o objetivo principal é eliminar o acúmulo de substâncias nocivas que interferem no funcionamento das células e restaurar o equilíbrio – alertam.
Conversei com pessoas que já passaram pela experiência e vi muitos sorrisos: “só agora vi como certos alimentos me viciam“; “incrível como aprendi a ter prazer e menos ansiedade, à mesa“; “desinchei uma barbaridade; foi meu incentivo para perder bastante peso“; “depois do detox eu passei a mandar na comida, ela não manda mais em mim“; “me sinto leve, disposta, sem aquele sono insistente” – foram alguns dos depoimentos empolgantes. Me empolguei também!
Gostou do assunto? Quer saber mais? Escreva para a Cris e o André: naturalcooking@hotmail.com
Maionese de abacate
No curso DETOX aprendi uma receita mais deliciosa (e leve) que a outra. Tudo de baixa caloria, baixo carboidrato, sem glúten, sem açúcar, nem lactose. E me apaixonei pela maionese de abacate! Além de muito saborosa, altamente nutritiva.
Continua depois da publicidade
– A gordura do abacate dá saciedade e melhora a ação da insulina e glicemia contribuindo para o emagrecimento. O limão é rico em minerais, vitaminas e antioxidantes e equilibra o sangue. A noz moscada auxilia na digestão. Já a mostarda, é ótima para desintoxicação do organismo – explica André Luiz.
Anote a receita:
:: ½ abacate pequeno maduro e gelado
:: 1 colher de sopa de mostarda Dijon (encontra-se no supermercado)
:: Suco de ½ a 1 limão
:: Noz moscada a gosto
:: Sal marinho ou do himalaia a gosto
Modo de fazer
:: Bater tudo no liquidificador ou mexer – ou mesmo na mão, e corrigir os temperos a seu gosto.
:: Dura até três dias na geladeira.