Dia sim, dia não, ela me liga na redação como quem pede socorro: nossa leitora Ione Ramos, do alto dos seus 80 anos, vive dias difíceis e “precisa desabafar”, como mesma diz. E a gente fica com o coração apertado em ouvir de alguém (que a essas alturas deveria estar sendo bem cuidada) que a tristeza vem tomando conta de seus dias e que levantar da cama vem sendo cada vez mais difícil.

Continua depois da publicidade

Dona Ione mora sozinha (eu disse sozinha!) numa casa do bairro Carianos, em Florianópolis, e tenta administrar uma lista de doenças que só sendo forte mesmo pra aguentar: “além de depressão, síndrome do pânico, diabetes e efisema pulmonar, nossa vozinha sofre com artrose, bursite e tendinite nos quadris – o que dificulta muito seus movimentos. Ela vem nos pedir ajuda: a cadeira de rodas que tinha (a da foto) estragou completamente e Dona Ione precisa de uma nova, ao menos para se locomover melhor em casa e quando precisar pegar ônibus pra ir ao médico.

— Sei que uma motorizada fica difícil de alguém doar ou me emprestar. Uma cadeira normal já me ajuda. Se minha aposentadoria não fosse tão pouca, daria conta disso, mas não tenho como — conta.

Quem puder ajudá-la pode ligar para o 9159-3900. Força querida!

Continua depois da publicidade