Quem disse que para empreender é preciso ter experiência ou ser maior de idade? Nem sempre! Prova disso são duas jovens catarinenses, Emilly Ruff de Camargo e Mariahna de Campos, de 11 e 12 anos, que desenvolveram um aplicativo para realizar trocas de matérias que as pessoas não querem mais (e facilmente descartariam), como sofás, mesas e computadores. O rumo natural seria o lixo ou até a rua.

Continua depois da publicidade

Pensando em empreender, e também criar algo voltado para às questões de sustentabilidade, as meninas desenvolveram o aplicativo. E olha que legal: o que era uma ideia ganhou vida e nome: ECO Troca. Com ele, Emilly e Mariahna foram finalistas regionais do desafio Technovation Challenge Brasil, a maior competição de tecnologia e empreendedorismo para meninas. E claro que não pode parar por aí: elas precisam seguir em frente, já que o aplicativo ainda está em fase de testes.

Pra isso, já estão participando de um programa com apoio do Sebrae/SC para fortalecer ideias e negócios e estão sendo orientadas pelo iLAB — Laboratório de Empreendedorismo e Inovação da Unisul. Alguma dúvida do sucesso destas duas? Na expectativa pra baixar o aplicativo e na torcida pra que essas duas pequenas inspirem muita gente grande por aí!

Leia todas as colunas de Laine Valgas

Continua depois da publicidade

Leia as notícias da Grande Florianópolis