Com a proximidade da estação mais fria do ano, os cuidados com os animais domésticos devem ser redobrados. Segundo especialistas, a principal preocupação é com a gripe, doença que mais acomete os cães no inverno. “E neste ano, a atenção deve ser ainda maior, pois há risco de uma epidemia”, afirma o veterinário Luciano Granemann e Silva, membro do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

De acordo com ele, uma possível explicação para este crescimento é que em 2016 muita gente deixou de fazer a imunização nos seus pets, já que foi um ano de orçamento familiar apertado. A vacina precisa ser aplicada anualmente em filhotes a partir de nove semanas de vida, sempre entre os meses de março e abril. “O ideal é vacinar com uma certa antecedência para que, quando o frio chegar, o animal esteja protegido. Eles são muito sensíveis para as mudanças no clima”, afirma Luciano.

A gripe é altamente contagiosa, pois é transmitida por meio de vírus que se propagam facilmente pelo ar, através de tosses e espirro. A dose custa, em média, R$ 90.

Confira todas as notícias da colunista Laine Valgas

Continua depois da publicidade