Depois das olimpíadas, o Brasil entra agora no sentimento “Viva sua paixão”, slogan das paralimpíadas que começaram nesta quarta-feira, 7 de setembro, no Rio de janeiro. Enquanto lá são cerca de 4 mil atletas com deficiências sensoriais e físicas, de cerca de 160 países, disputando 23 modalidades desportivas durante 12 dias, por aqui, mais precisamente ali em São José, uma criançada muito especial aproveita pra aprender com esses heróis da superação.
Continua depois da publicidade
São alunos do Centro Municipal de Educação Infantil, referência no atendimento de crianças com algum tipo de necessidade especial: nele professores aplicam um projeto chamado Percebendo as Deficiências, destacando setembro como mês da inclusão.
A frente de tudo está a professora Dayane Pagliuso, que em função das paraolimpíadas desenvolveu brincadeiras especificas que explicam quantas possibilidades existem além de uma restrição física, psíquica ou motora – e mostrando o quanto o esporte contribui pra isso.
O resultado não poderia ser outro: crianças desde cedo conscientes do quanto as diferenças podem nos unir e de que nada é impossível pra quem dentro si a vontade imensa de chegar lá – seja onde for esse lá e seja qual for sua dificuldade. Que todos nos tornemos crianças e aprendamos com esse momento também! Valeu galerinha…
Continua depois da publicidade