Sabe quando uma oportunidade entra na sua vida sem qualquer pretensão e, surpreendentemente, vai te fazendo repensar a própria história, mudar atitudes e abrir a cabeça para um mundo bem diferente do seu? Sou grata por estar vivendo isso, e pelas mãos de gente tão jovem: alunos que participam do Papo de Escola, um dos novos quadros do Jornal do Almoço em que eu o Mário Motta visitamos os estudantes pessoalmente ( de colégios públicos ou particulares que nos chamarem). Semana passada tivemos uma bela conversa e agora chegou a hora dos nossos primeiros visitados, alunos da Escola Municipal Virgílio Várzea, em Florianópolis, colocarem a mão na massa: ontem participaram comigo e com a Talita Meneguim (do Mistura) de uma super oficina de reportagem. Nem sei dizer quem aprendeu mais: se nós ou eles…
Continua depois da publicidade
Leitores Vorazes
O tema da reportagem, a produção e a própria reportagem, tudo ficou com os alunos, supervisionados e orientados pela gente. Eles decidiram falar sobre um projeto que mudou o dia a dia da Escola, há dois anos: o Clube do Livro.
— Nossa ideia é mostrar para os jovens que ler não é algo chato e monótono, pelo contrário: pode ser muito divertido (como a gente vem comprovando na prática). E demos até um nome para o grupo: Leitores Vorazes. Como funciona? Todos definimos a meta de ler um mesmo livro e reservamos as tardes de segunda-feira para conversar sobre esta leitura e também sobre outros títulos que estamos lendo. E não paramos por aí: no final do ano passado começamos a escrever um livro juntos em parceria com nossa escritora convidada, a Sefora. Com esse projeto estamos crescendo com mais qualidade, lendo e interagindo com os colegas fortalecemos nossa formação — contam os participantes.
Continua depois da publicidade
Pra ver…e multiplicar!
A reportagem vai ao ar no Jornal do Almoço dentro de poucos dias. Um de nós (eu ou o Mário) estaremos ao vivo da Escola, para apresentá-la aos nossos telespectadores junto com os alunos. Uma ideia para apreciar e multiplicar nos nossos colégios, que tal?
E se você também quiser ver a sua escola no JA, inscreva-se: entre no site, vá no Você no G1 e preencha o formulário que está lá. Em breve, quem sabe a gente não se encontre num papo assim?
Confira todas as notícias da colunista Laine Valgas