Ela anda muito, mas muito triste. Sofre preconceitos, sente muitas dores, enfrenta diariamente inúmeras limitações e depende da mãe para se deslocar. Em tempos de escola, por exemplo, caminha de 15 a 20 minutos, pois não tem condições de pegar ônibus. Não tem sido mesmo fácil para a jovem Iolanda, de 15 anos, moradora de Canasveiras, em Florianópolis: ela tem um tipo de escoliose idiopática, que provoca uma curvatura na coluna que já está com 85 graus. É um caso indicado para cirurgia, pela qual ela batalha há anos.

Continua depois da publicidade

Amigos de Iolanda

Iolanda faz tratamento no Hospital Infantil Joana de Gusmão, na Capital, com um grande especialista da área, o ortopedista André Andujar e está numa longa fila de espera pela cirurgia através do SUS. O problema é que, por causa da idade, ela só será atendida até fevereiro do ano que vem – pelo hospital e por este médico.

Por isso, a comunidade onde ela mora criou o movimento “Amigos de Iolanda” e corre contra o tempo para conseguir cerca de R$100 mil para realizar a operação antes que este prazo termine. O pai da menina é vendedor ambulante e a mãe não pode trabalhar, porque precisa dar atenção integral à filha.

Continua depois da publicidade

Para colaborar, você pode depositar qualquer quantia na conta: CEF, agência 4625, operação 013, conta poupança 5764-0, no nome de Maria Trindade, mãe de Iolanda, cujo CPF é 014888115-71. Mais informações com Nilda, pelo telefone (48) 99971-2105 ou com Amarildo (48) 99951-3394.

Leia mais informações de Laine Valgas