Ela é catarinense de São Joaquim e muito cedo se mudou para Florianópolis para que, junto com os irmãos, pudesse estudar, mas o coração sempre pulsou lá pela Serra. Hoje, ainda morando na Capital e já aposentada, a professora de português Ismênia Ribeiro Schneider e sua equipe desenvolvem um profundo estudo pra que todos nós conheçamos mais sobre a genealogia e a história da região serrana de Santa Catarina, destacando personagens históricos de São Joaquim e Lages (e famílias originárias do Planalto sul como a Ribeiro, a Souza, a Palma, entre tantas outras).
Continua depois da publicidade
Aliás, este estudo foi iniciado lá em 1920, pelo pai de Ismênia, Enedino Batista Ribeiro, e já resultou num livro chamado “O Voo das Curucacas: Estudo Genealógico de Famílias Serranas de Santa Catarina” e em diversas matérias publicadas no blog Genealogia Serrana de Santa Catarina, que ela mantêm em ação desde 2010 no endereço AQUI. E a nossa ajuda é fundamental pra que esse trabalho possa prosseguir….
Financiamento coletivo
Pra manter as pesquisas, o blog atualizado e também a equipe empenhada nesta causa, Ismênia batalha agora por ajuda financeira: “Pretendemos buscar fundos para possibilitar viagens para coleta de dados, participação em congressos de genealogia e manter a auxiliar de pesquisa” (que contribui com a redação das matérias e manutenção e atualização do blog).
Continua depois da publicidade
Pra isso a professora recorre ao financiamento coletivo, onde cada pessoa contribui com o quanto pode. A meta é alcançar R$ 20 mil até o fim desta sexta-feira — sim, a campanha termina hoje. Se você puder colaborar com esta importante contribuição pra história de Santa Catarina, acesse o site.
Ah, por mês o Blog recebe cerca de seis mil visitas, principalmente do Brasil, Estados Unidos e da Alemanha – com muita gente querendo saber sobre suas famílias. Mais informações com Daniela pelos telefones (48) 3235-1183 ou 99971-7762 ou no e-mail menokaribeiro@gmail.com.