Você sabia que hoje se comemora o Dia Internacional da Hemofilia? Trata-se de um distúrbio genético que afeta a coagulação do sangue e que, segundo o Ministério da Saúde, atinge mais de 12 mil pessoas no Brasil. O que também muitos não sabem é que temos aqui no Estado um movimento referência neste assunto: a Associação dos Hemofílicos do Estado de Santa Catarina (AHESC), que comemora 20 anos de atuação e que ajuda muita, mas muita gente. Pois esses guerreiros precisam do nosso apoio pra poder seguir neste trabalho.

Continua depois da publicidade

O tratamento da hemofilia consiste na aplicação intravenosa (nas veias) do fator deficiente no sangue, de uma a sete vezes por semana, conforme a prescrição do médico. Isso previne a ocorrência de sangramentos — sintoma comum da doença. Esse tratamento também é oferecido pela entidade, que vive de doações, bazar permanente e do apoio de pessoas solidárias. A casa atende em torno de 500 portadores dessa doença rara, que atinge basicamente pessoas do sexo masculino e exige uma série de cuidados.

Bora ajudar?

Tudo é feito por pessoas de boa vontade, voluntárias que tocam com muita dificuldade a instituição que recebe bebês, crianças, jovens e adultos necessitados da atenção e de cuidados fisioterapêuticos. A Associação também oferece ortopedia, assistência social, psicoterapia, odontoterapia e hidroterapia, além de dispor de albergue com doze leitos e garantir quatro refeições diárias para os portadores de hemofilia. Que tal conhecer um pouco mais este belo trabalho e fazer a sua parte? A AHESC fica na Rua Rui Barbosa, 808, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Para saber como colaborar, ligue para o telefone (48) 3228-0918, ou para os celulares 98468-0781, com Paloma, e 99980-5687, com Carlos Peres.

Confira todas as notícias da colunista Laine Valgas