Em todo o mundo a natureza nos brinda com verdadeiras expressões de beleza. Uma delas – ou várias delas – certamente são os chamados lagos coloridos. Para quem nunca vislumbrou uma paisagem marcada por um elemento como esse, estamos falando de lagos onde coloração foge do comum. Ao invés de uma água translucida ou um pouco turva, podemos observar cores como rosa, azul, violeta, amarelo, entre muitas outras.
Continua depois da publicidade
> Compartilhe essa notícia no WhatsApp
E ao contrário do que algumas pessoas possam vir a pensar em um primeiro momento, essa pigmentação não se deve a ação humana. Cada lago colorido – pelo menos os que serão apresentados a seguir – chegou a essa configuração devido a um equilíbrio bioquímico particular da fauna e flora local.
> 5 melhores praias de SC para ir no verão
Lagos coloridos pelo mundo
- Lake Hillier – Middle Island, Austrália
- Laguna Colorada – Sud Lípez, Bolívia
- Caño Cristales – La Macarena, Colômbia
- Grand Prismatic Spring – Wyoming, EUA
- Lagoa da Coca-Cola – Baía Formosa (RN)
- Gruta do Lago Azul – Bonito (MS)
- Lagoa de Caraís – Guarapari (ES)
Continua depois da publicidade
Lake Hillier – Middle Island, Austrália
Na porção sul do território australiano, temos o Arquipélago Recherche, que abriga um lago cor de rosa de 600 m de comprimento. Quem visualiza apenas a imagem dessa paisagem, pode até pensar que a foto passou por algum tipo de tratamento. Afinal, é uma coloração surpreendente em todos os sentidos.
No entanto, garantimos para os mais incrédulos que o registro é autêntico. A cor se deve a elevados níveis de salinidade da água e a presença de halobactérias.
Além do belo Lago Hiller, o Arquipélago Recherche ainda é banhado pelo Oceano Atlântico, o que ajuda a criar a composição de uma paisagem ainda mais deslumbrante.
Laguna Colorada – Sud Lípez, Bolívia
A Lagoa Vermelha fica localizada na fronteira entre Bolívia e Chile. E apesar do nome, sua coloração também pode ser rosa, a depender da época do ano.
Continua depois da publicidade
Assim como o Lago Hiller, as águas da Lagoa Vermelha contam com elevada concentração de sal, um dos fatores responsáveis pela cor vermelha. Combinado a isso, temos a própria pigmentação das algas, que ajudam a compor a coloração.
A região de Suf Lípez é cercada de montanhas e é abriga diferentes espécies de flamingos. A penugem cor de rosa desses animais forma uma bela paleta de cores frente as águas do lago. Há quem diga, inclusive, em tom jocoso, que eles se banharam no lago e por isso apresentam essa pigmentação.
> 13 praias desertas para conhecer em Santa Catarina
Caño Cristales – La Macarena, Colômbia
Caño Cristales é um rio no interior da Colômbia que chama a atenção pela variedade de cores de suas águas. A depender da época do ano, é possível visualizar no fundo de suas águas a coloração verde, azul ou amarela.
Tal fenômeno se deve a pigmentação das algas presentes no fundo do rio. Conforme a temperatura, elas mudam de cor.
Continua depois da publicidade
As margens do Caño têm quase 100 km de extensão e abrigam trilhas abertas à visitação, além de áreas próprias para banho. Entre junho e novembro, as cores das plantas ganham destaque graças ao nível da água. As árvores e formações rochosas da cordilheira de Serranía de la Macarena ajudam a compor a paisagem.
> 15 ilhas paradisíacas com água cristalina para conhecer no Brasil e no mundo
Grand Prismatic Spring – Wyoming, EUA
O famoso Parque Nacional de Yellowstone, cujo território em sua maior porção fica no estado de Wyoming, abriga a maior fonte termal dos Estados Unidos. Como pode ser visto na imagem, o Prismatic Spring é formado por anéis onde a água fica represada.
Suas cores oscilam entre o amarelo e laranja, sendo que o centro da fonte termal é predominantemente azul. Essa coloração se deve a presença de bactérias na água e combinação de resíduos minerais.
Lagoa da Coca-Cola – Baía Formosa (RN)
Situada a 100 km de Natal, a Lagoa Araraquara ficou conhecida como a “Lagoa da Coca-Cola” em função de sua coloração escura, que é resultado da predominância no solo da região de iodo ferro e carvão.
Continua depois da publicidade
Turistas visitam a região para realizar trilhas e tomar banho no lago. Há quem diga, inclusive, que suas águas têm propriedades medicinais, embora não haja nenhum estudo conclusivo para confirmar tal hipótese.
A lagoa fica na grande reserva de Mata Atlântica da Mata Estrela. Há passeios de buggy e 4×4 que partem de Pipa e Natal rumo à lagoa no litoral Sul do RN, quase na divisa com a Paraíba.
Gruta do Lago Azul – Bonito (MS)
O pantanal é conhecido por ser um dos biomas com uma das maiores superfícies alagadas do mundo. Entre rios e lagos, também é possível encontrar formações rochosas com águas represadas, que formam bela composição.
Na Serra da Bodoquena, por exemplo, temos a Gruta do Lago Azul. Esta é uma gruta de calcário que faz parte de uma unidade de conservação e pode ser acessada por meio de uma trilha juntamente a guias credenciados pelas autoridades locais.
Continua depois da publicidade
O lago azul tem cor vibrante e reflete as formações rochosas, criando um cenário espetacular, especialmente quando os raios do sol incidem no local. E embora as águas sejam impróprias para banho, a visita vale a pena simplesmente para vislumbrar a paisagem durante a trilha e na chegada à gruta.
> De Ilha dos bonecos a colina das cruzes: os lugares mais assustadores do Brasil e do mundo
Lagoa de Caraís – Guarapari (ES)
A Lagoa de Caraís fica em Guarapari, no estado do Espírito Santo. Suas águas de coloração avermelhada abrigam 21 espécies de peixes. Sua bacia está nas imediações de um costão rochoso responsável por formar um mirante natural.
Para acessá-la, é preciso fazer uma trilha partindo da sede do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, que também pode incluir uma passagem pela praia de Caraís, que tem mar agitado.
> Recorde de calor em SC: veja maiores temperaturas registradas na história
Veja as dicas de praias desertas em SC
Leia também
Quatro praias com belezas naturais para descobrir no verão em Santa Catarina
Continua depois da publicidade