Em 22 de abril de 1957, Oscar Niemeyer – que morreu na noite desta quarta-feira no RJ – escreveu para Aderbal Ramos da Silva, diretor da Imobiliária Jurerê na época, reconhecendo os encantos da Ilha de Santa Catarina e as possibilidades do Estado se transformar em atração turística. A profecia que se concretizou foi apenas um dos legados deixados pelo arquiteto, reconhecido mundialmente como um dos maiores do século 20, para Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Entre as mais de 500 obras de Niemeyer, estão o projeto do Lagoa Iate Clube (LIC), na Lagoa da Conceição e o Loteamento Praia do Forte, ambos em Florianopólis. Entre eles, o principal é o LIC, que teve sua sede inaugurada em 1975.

Sobre esse projeto, Niemeyer escreveu: “A idéia proposta e que nos parece justa, é projetar um clube aberto, de praia e sol, junto à lagoa e aos campos de esporte”.

Oscar Niemeyer no Loteamento da Praia da Forte em 1957

Foto: Divulgação

Continua depois da publicidade

O arquiteto Le Corbusier disse a Niemeyer que ele tinha as curvas dos morros do Rio na Retina. Aqui em Santa Catarina, o que ficou refletido no trabalho de Niemeyer foram as curvas da Lagoa da Conceição. O formato do LIC foi inspirado em sua logomarca, que recria as reentrâncias das águas da Lagoa.

Entre as homenagens recebidas por Niemeyer está o título de doutor honoris causa, concedido em 1999 pela Univerdade Federal de Santa Catarina (UFSC) ao arquiteto pelo conjunto de sua obra.

Obras do mestre em Santa Catarina

::Loteamento Praia do Forte, Florianópolis, projeto aprovado em 1960

::Lagoa Iate Clube (LIC), na Lagoa da Conceição, Florianópolis, inaugurado em 1969

Obs. O LIC já teve parte do traçado original alterada