A freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, uma das mais antigas de Santa Catarina, foi criada oficialmente em 19 de junho de 1750. Foi habitada primeiramente pelos Carijós e índios Tupi Guarani que deixaram de herança o cultivo da mandioca e o feitio da canoa de garapuvu, tombada como árvore símbolo de Florianópolis, em 1992 e que hoje tem seu corte proibido.
Continua depois da publicidade
Com aproximadamente 15 quilômetros quadrados cercados por montanhas e com uma ligação através de um canal com o mar, divide-se em duas partes: a Lagoa de Dentro, ao sudoeste, e a Lagoa de Fora, ao nordeste. Estas duas partes são separadas por um estreito onde foi construída uma ponte que liga as duas margens.
E é esta ponte que está hoje no Cortina do Tempo. Repare que, na foto antiga, há homens trabalhando, colocando um poste em pé. Ali eram feitas as primeiras instalações de postes de luz elétrica daquela região, dentre as décadas de 1950 e 1960.
Conforme histórico no site da Celesc – criada em 1955 pelo governador Irineu Bornhausen – as necessidades energéticas em Santa Catarina eram supridas por pequenos e médios sistemas elétricos regionalizados, geralmente mantidos pela iniciativa privada.
Continua depois da publicidade
Em 1965, 10 anos depois de criada, a Celesc já atendia 100 mil consumidores em Santa Catarina.
A transmissão de energia para a região leste da Ilha demorou a ser realizada por questões logísticas. A ponte, nesta época, só suportava a passagem de um carro por vez. Quem se lembra? Anos mais tarde ela foi duplicada.
>> Conheça a página especial do Cortina do Tempo e veja o antes e depois de diferentes pontos turísticos de Florianópolis e São José
>> Leia todas as matérias do projeto Cortina do Tempo
Participe do Cortina do Tempo
:: Envie uma foto antiga de cidades da Grande Florianópolis para o e-mail leitor@horasc.com.br
:: Você precisa colocar o assunto “Cortina do Tempo” no título do e-mail
:: Conte um pouco da sua história com esse lugar se você tiver alguma lembrança
:: É muito importante você mandar seu nome completo e telefone para contato
:: Também é preciso informar a cidade onde a foto foi tirada, nome do bairro, ponto de referência e o ano em que a foto foi feita.
Continua depois da publicidade