É na região Leste que está posicionada a Lagoa da Conceição, um bairro com praias, dunas e morros. Do mirante, é possível admirar todas estas belezas, eternizadas em um número incontável de cliques fotográficos dos visitantes boquiabertos com a vista. Na lagoa, estão os praticantes de esportes como windsurfe, vela, caiaque, kitesurfe e stand up paddle.
Continua depois da publicidade
Confira a galeria de fotos e depoimentos da região Leste
>> Confira a lista com endereços citados no especial de aniversário
O Centrinho é uma espécie de babilônia multicultural. Mochileiros estrangeiros e manezinhos convivem em harmonia pelas ruas e feirinhas de artesanato. A clássica praia da Joaquina mantem-se como o polo do surfe e das garotas bronzeadas e malhadas. Ainda em desbravamento, a praia do Moçambique é a maior em extensão. Seus 7,5 quilômetros estão dentro do Parque Florestal do Rio Vermelho, uma reserva de aproximadamente 400 mil metros.
Continua depois da publicidade
Confira as indicações da região Leste:
“A praia da Joaquina onde, em 1999, conquistei um campeonato brasileiro de surfe e as ondas estavam perfeitas, com dois metros de altura. Essa é uma virtude da praia, que quando tem campeonato as ondas estão boas. Ondulação leste- sudeste, vento norte e quanto mais alto melhor. Ali, as ondas grandes ficam melhores”
Guga Arruda, 39 anos, surfista e shaper, mora no Rio Tavares
“Eu indicaria a Costa da Lagoa, onde só se vai de barco. É um lugar bucólico, de natureza diferenciada. O pescado servido nos restaurantes tem um sabor especial”
Edison Andrino, 67 anos, deputado estadual, mora na Lagoa da Conceição
“São tantos os encantos que qualquer demonstração de preferência por estes em detrimento daqueles soaria injustiça. Em busca de um norte, sem esquecer do Sul, rumo ao Leste para apreciar a beleza da Lagoa da Conceição”
Continua depois da publicidade
Ângelo Medeiros, 48 anos, jornalista, mora no Centro
“A primeira vez que coloquei os pés na Lagoa foi em 2002, quando ainda era turista. Desde 2010, quando me mudei, sempre que tenho um tempo livre e o dia está bonito, gosto de andar de kitesurfe na Lagoa da Conceição”
Marcus Hubaide, 32 anos, cirurgião plástico, mora no Itacorubi
“A vista do Morro da Lagoa tem o mesmo efeito que um chá calmante. Quando tenho aquela visão maravilhosa, toda a irritação e o mau humor vão embora. É o melhor lugar para ver a lua cheia”
Renato Geske, 58 anos, comerciante, mora na Lagoa da Conceição
A Barca dos Livros, na Lagoa, é lembrada por Sergio Belo
Foto: Jessé Giotti / Agência RBS
“Recomendo a Biblioteca da Barca dos Livros, onde sou colaborador. O ambiente é uma delícia. É um lugar gostoso de ficar, tem orientação para quem procura os livros, e o pessoal que atende lá é gentil e competente”
Continua depois da publicidade
Sergio Belo, 56 anos, contador de história, mora na Lagoa da Conceição
“A minha casa no Porto da Lagoa é o lugar que mais gosto. Sou de Porto Alegre e me mudei para esta casa há 30 anos. Gosto de fi car na varanda, onde tenho uma vista maravilhosa da Lagoa”
Eduardo Meditsch, 56 anos, professor de Jornalismo, mora no Porto da Lagoa
“Gosto de passear na Lagoa da Conceição. Eu nasci na Cachoeira do Bom Jesus, então, quando era pequena, sempre ia pela Lagoa para seguir até o Centro. Quando passo por lá, lembro da minha infância e adolescência”
Rosa Pereira Evangelista, 101 anos, pensionista, mora no Centro
“Gosto de apreciar as belezas no Restaurante Ponta das Caranhas. Lá, é possível admirar uma das melhores vistas da cidade e ainda provar o sabor dos peixes da nossa natureza” Genoir Simoni, 52 anos, presidente da Unimed Grande Florianópolis, mora no Centro
Continua depois da publicidade
“A Rua Vereador Osni Ortiga me encanta desde 1997, quando me mudei pra cá. Gosto de ir assim que o sol aparece, quando os carros ainda são poucos, para pedalar ou caminhar e observar aquela vista maravilhosa”
Daniel de Araújo Costa, 45 anos, biólogo, mora no Porto da Lagoa
“A Rendeiras é o melhor lugar para o stand up paddle, que é o esporte que mais tenho praticado ultimamente. Ainda mais se for um fim de tarde, sem vento e com sol”
Romeu Bruno Filho, 48 anos, surfista, empresário, mora na Lagoa da Conceição
“A chegada na Joaquina é espetacular. Aquela rua, o costão à esquerda e as ondas perfeitas arrebentando é sensacional. Toda vez que chego ali, me identifico com o lugar”
Continua depois da publicidade
Jarbas Soares, 53 anos, presidente da Federação Catarinense de Bodyboard (Fecab), mora no Centro
“A Ponta das Pedras, na Joaquina. Se há um lugar que tenho como referência é esse, onde quem conhece sabe saltar para sair atrás da arrebentação, quando o mar está alto”
Teco Padaratz , 41 anos, surfista, mora na Joaquina
Chico Lins descansa em sua casa no Canto dos Araçás
Foto: Guto Kuerten / Agência RBS
“A casa da minha família, na Praia Mole, às margens da Lagoa da Conceição. Esse é meu santuário, onde me reencontro. Gosto de ficar no trapiche olhando para a lagoa que, como um todo, representa o meu porto seguro”
Chico Lins, 48 anos, ex- atleta e dirigente esportivo, mora no Canto dos Araçás
“As trilhas são o que mais me encantam. A que sai da Barra da Lagoa e vai até a Galheta permite um visual de lugares lindos como as dunas da Joaquina, a Lagoa da Conceição e a Praia do Moçambique”
Continua depois da publicidade
Carlos Duarte, 61 anos, professor, mora na Trindade
“Meu quintal, o Morro da Lagoa, é onde a gente pode se divertir. No mínimo duas vezes por semana, vou lá dar um drop (descer o morro sobre o skate). A sensação é de realização”
João Schilikman, 50 anos, shaper, skatista downhill e surfista, mora na Lagoa da Conceição
“Quando quero sair da rota pop, vou a lugares que valem a pena conhecer na Lagoa. Um deles é O Barba Negra, um restaurante que tem pratos excelentes preparados com polvo”
João Bernartt, 31 anos, CEO, mora no Centro
“As dunas da Joaquina são ideais para o sandboard pela acessibilidade, tipo de areia e o visual lindo. O dia perfeito é aquele sem vento, não muito quente e, de preferência, nublado”
Continua depois da publicidade
Digiácamo Dias, 31 anos, sandboarder, mora no Rio Tavares
“Sempre fui um dos colaboradores no fomento do surfe na cidade. E, quando a gente fala de surfe, não tem como não pensar na Joaquina. Foi onde começou tudo, e a praia acabou se firmando como referência no mundo”
Roberto Perdigão, 58 anos, surfista, mora na Joaquina
“Gosto do Centrinho da Lagoa e da ponte das Rendeiras, um lugar de passagem, especialmente de diferentes pessoas, ideias e sentimentos. Apenas passam, deixam e absorvem algo”
Taise Paula Depiné, 29 anos, designer de moda, mora em Blumenau
“Tomar uma cerveja no segundo andar do restaurante Vigia do Casqueiro, que fica na Prainha e só pode ser acessado pela ponte pênsil da Barra da Lagoa, é perfeito em um lindo dia de sol”
Continua depois da publicidade
Jurandir Sell Macedo, 51 anos, educador financeiro, mora no Canto da Lagoa
“A Ilha é perfeita para a prática de esportes ao ar livre, como mountain bike e kitesurfe na Lagoa e no Campeche. Para aproveitar os dias de sol, um passeio com barco de pesca no Canal da Barra”
Etienne Gruhier, 38 anos, empresário, mora na Lagoa da Conceição
“Meu lugar especial é o restaurante Kanpai, no Morro da Lagoa. Comer sushi no início da noite com a lua nascendo no mar e apreciando uma boa caipirinha de vodca, para mim, é imbatível”
Daniel Homem da Luz, 43 anos, gerente comercial, mora na Lagoa da Conceição
“Eu e o meu marido gostamos de visitar a Costa da Lagoa. Para chegar vamos por trilha. Apesar de extensa, nos presenteia com um visual incrível e surpresas como engenhos de cana e farinha e casarões açorianos”
Continua depois da publicidade
Thaís Zimmermann Zanoni, 33 anos, arquiteta, mora na Carvoeira
“Gosto muito da Ponta das Caranhas. É um local lindo à noite, tranquilo e discreto. Há um trapiche iluminado, de onde é possível sentir uma brisa suave, trazendo o cheirinho de mar”
Antonio Carlos de Souza, 45 anos, presidente do CRA- SC, mora em Videira
“Sempre gostei da vista do morro da Lagoa da Conceição. Até os nativos não se cansam de apreciá-la. Não é à toa que aquela paisagem é um cartão- postal”
Natália Nuñez Arruda, 24 anos, administradora de empresa, mora em São João Batista
“Sem dúvidas, meu lugar preferido é a Costa da Lagoa. Adoro ir lá nos finais de semana com a família e amigos para passear e tomar um banho de mar. E ainda tem bons restaurantes”
Continua depois da publicidade
Marcelo Jacques, 42 anos, comerciante, mora na Costeira do Pirajubaé
Nanina Rosa curte as atrações do espaço cultural Coletivo
Foto: Cristiano Estrela / Agência RBS
“O Coletivo, instalado no Canto dos Araçás, é uma galeria de arte e um espaço para eventos culturais instalado em um casarão centenário, açoriano. O local, que tem a famosa creperia da Lagoa no andar de baixo, também oferece a oportunidade de vermos os artistas durante as suas criações. Sempre tem uma programação interessante com exposições, brechó e feirinha”
Nanina Rosa, 35 anos, gerente de produto, mora na Lagoa da Conceição
“Há 11 anos, quando cheguei na cidade, me apresentaram a Praia do Moçambique. Foi amor à primeira vista. Gosto de chegar pela manhã para caminhar e admirar a natureza. Um lugar muito especial é debaixo dos pinheiros. Eles são mágicos, deito olhando para o céu e sentindo a brisa do mar. É uma sensação inexplicável. À noite, quando a lua está cheia então, a energia é mágica”
Francisco Eduardo de Souza Pereira, 77 anos, conhecido como Dudu do Banjo, mora na Praia do Moçambique
Continua depois da publicidade
“O Restaurante Toca da Lontra tem a melhor lula recheada da cidade. Só se chega de barco, é na casa de um legítimo pescador da Ilha. Não é muito longe, mas tem que pegar o transporte no final da Avenida das Rendeiras”
Fábio Cabral, 54 anos, fotógrafo, mora no Canto da Lagoa
“O lugar que eu gosto muito é a Costa da Lagoa. Durante muitos anos frequentei aquela região nos finais de semana. Almoçava nos restaurantes, esquiava na lagoa. É um local apaixonante”
Leonardo Nienkotter, 34 anos, empresário e piloto, mora em Jurerê
“O café da manhã do Café Cultura é um dos melhores programas em família da cidade. Eu, minha mulher e meus dois filhos redescobrimos um bairro menos movimentado que à noite, com um outro tipo de público”
Continua depois da publicidade
Rafael Korova, 31 anos, empresário, mora no Santa Mônica
“O lugar mais importante é o canal da Barra da Lagoa. Além da origem da minha família, o canal exerce uma função muito importante, a ligação do mar com a lagoa, onde brinquei quando criança e hoje realizo meu trabalho”
Bira Schauffert, 39 anos, marinheiro, mora na Barra da Lagoa
“O Aragua, na Praia Mole, é um lugar que eu procuro quando estou de folga. Gosto muito de fazer exercício, vou de bike, dou um mergulho e depois almoço alguma coisinha vegetariana”
Giuliana Korzenowski, 32 anos, relações públicas, mora na Lagoa da Conceição
“Tem um lugar que me remete muito ao que a cidade era. O canal da Barra da Lagoa, onde morei na infância. Lembro de sair para pescar à noite, fazer o peixe frito em casa, aproveitar o mar e voltar”
Continua depois da publicidade
Marlon Koerich, 36 anos, empresário e piloto de rali, mora em Jurerê
“Uma das maravilhas da cidade é o rocambole de camarão do Ponta das Caranhas. Na verdade, ele se chama Peixe à Moda Caranha. Sempre que posso, vou em família, com as crianças, que podem brincar no parquinho”
W. Marcão, 43 anos, humorista, mora no Morro da Cruz
“Acho o restaurante Villa Maggione especial. Foi lá que o meu marido me pediu em casamento. A comida é caseira e as bruschettas e as massas são maravilhosas”
Roberta Carlucci, 31 anos, personal stylist, mora no Parque São Jorge
“Um ótimo almoço pode ser no Cachoeira Bar e Restaurante. Recomendo uma caipirinha com limão descascado pra abrir os trabalhos e, em seguida, a sequência de camarão. Também não deixo de visitar o Projeto Tamar”
Continua depois da publicidade
Karina, 31 anos, cantora, mora em Balneário Camboriú
“Eu indico o Fedoca. Gosto de ficar no deque. Tenho um barco ali, dou uma volta e depois fico sentado fazendo um happy hour com os amigos. Recomendo o polvo grelhado e a cerveja Original geladíssima”
Rico Grunfeld, 52 anos, empresário, mora na Lagoa Conceição
“Através da indicação de amigos, venho mergulhando na Escola de Mergulho Cultura Subaquática. Além de estar com gente bacana, o interessante é explorar um lugar diferente de cada vez”
Lucas D’Acampora Prim, 25 anos, empresário, mora no Centro
“Gosto de passar na Rua Osni Ortiga, quando o sol está nascendo naquela vista da Lagoa. Passo ali para ir no estúdio, no Rio Tavares, onde estou gravando meu CD. É uma vista recompensadora.”
Continua depois da publicidade
Luciano Bilu, 37 anos, músico, mora no bairro João Paulo
“Seu Beltrano é ótimo pra dançar. Já comemorei meu aniversario lá. Vou umas duas vezes por mês com meus amigos e alunos. Para quem gosta de samba- rock, a banda Marelua que costumava tocar aos sábados, é muito boa”
Luiz Kirinus, 32 anos, professor de dança, mora no Córrego Grande
“Entre o trabalho e a minha casa passo por uma trilha no meio das dunas da Joaquina. É o lugar onde eu brinco que converso com Deus, observo a natureza, as cores, a areia, o céu e os pássaros”
Pedro Driin, 33 anos, tatuador, mora no Porto da Lagoa
“Frequento há muitos anos o Mar Massas e, toda vez que um amigo desembarca por aqui, levo até lá. Os pratos são maravilhosos como o nhoque de roquefort com molho de tomate, além do melhor sagu da cidade”
Continua depois da publicidade
Jamil Nicolau, 33 anos, promoter, mora no Itacorubi
“Eu gosto da parte final do Canto dos Araçás. A natureza ainda é predominante e eu sinto que é um lugar seguro. O melhor horário para ir até lá é durante o amanhecer. O silêncio do local acaba sendo muito inspirador”
Luciano Martins, 46 anos, artista plástico, mora no Canto da Lagoa
“Indico o Restaurante Lagoa Bonita, na Costa da Lagoa. Tem que ir e comer um peixinho. Passar uma tarde lá, almoçar e passear de barquinho, faz parte do roteiro de Floripa. Os donos de restaurantes da Costa tem a manha de fazer comida”
Sandro Adriano da Costa, o Gazú do Dazaranha, 42 anos, músico, mora no bairro João Paulo
“Um dos locais que gosto é o Restaurante Ponta das Caranhas. O Filé de Peixe à Moda Caranha, um peixe enrolado em recheio de camarão, é o predileto. Frequento esse restaurante há muitos anos”
Continua depois da publicidade
Sérgio Medeiros, 50 anos, presidente da FCDL- SC, mora em Rio do Sul
“Há uns dois anos descobri o suco verde da Jussara na feira livre de orgânicos, no Centrinho da Lagoa. Ela mistura os ingredientes – frutas, verduras, hortaliças e grãos – na sua frente. Você pode tomar ali mesmo. Eu costumo brincar que ela é uma ‘ bruxinha do bem”
Rosa Estrela, 42 anos, publicitária, mora na Lagoa da Conceição
“A trilha da Barra da Lagoa até a Galheta proporciona algumas das melhores vistas. No caminho temos paradas magnificas, onde só vemos o azulão do mar, lá de cima. Aquele momento em que sentamos e esquecemos do resto do mundo”
Paula Cipriani, 25 anos, web designer, mora no Itacorubi
“O Kanpai é bem característico. Sempre faço comentários dele no blog. Vou com as amigas faz uns três anos e com o namorado também. Recomendo o sushi com ostra, o camarão e a lula empanada, que são uma delícia”
Continua depois da publicidade
Amanda Sasso, 28 anos, blogueira de moda, mora no Estreito
“A Barra da Lagoa é como o paraíso para mim. É o lugar onde nasci, peguei as primeiras ondas e passei os melhores momentos ao lado da minha família. Quando estou viajando, em competições, conto as horas para voltar e pisar na areia, olhar o mar e caminhar pela praia. Sempre me renova e me deixa mais feliz”
Jaqueline Silva, 33 anos, surfista, mora na Barra Lagoa
“Sei que vai parecer clichê, mas não adianta, a Lagoa da Conceição é o melhor lugar para se estar. Tem tudo, você vê o mar, a lagoa, as dunas, vai para a Barra, Joaquina e Mole, é fantástico. Particularmente, gosto muito de pescar saindo do canal da Barra. Aqui tenho tudo em um só lugar e a qualidade de vida é incomparável”
Alfredo de Oliveira, 54 anos, o chef Fedoca, mora na Barra da Lagoa ?