O Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) emitiram um novo comunicado, refoçando que a Lagoa da Conceição, em Florianópolis, está imprópria para banho e seus peixes não devem ser consumidos. O alerta foi divulgado nessa quarta-feira (3), durante monitoramento da qualidade da água. Os dois órgãos investigam as causas da morte de peixes e outros animais no local nos últimos dias.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

– A Lagoa da Conceição está imprópria para banho em toda a sua extensão e, portanto, deve ser evitado seu contato primário (banho e atividades de lazer) e não é recomendado o consumo de pescados provenientes da Lagoa – destaca o comunicado.

Em 25 de fevereiro, a Floram havia emitido um comunicado semelhante. Os alertas passaram a ser divulgados após o vazamento de uma lagoa artificial com esgoto tratado da Casan em 25 de janeiro. A Companhia afirma que acompanha a qualidade da água e não identificou qualquer irregularidade desde o dia do acidente.

Com o vazamento da lagoa artificial, 35 famílias da Servidão Manoel Luiz Duarte, área mais atingida, pelo esgoto tratado, tiveram as residências alagadas. Ao menos 66 pessoas perderam suas casas, e de acordo com a Casan, começaram a negociar indenizações.

Continua depois da publicidade

> Morte de peixes na Lagoa da Conceição preocupa moradores de Florianópolis; pesca e banho são suspensos

> Pesquisador alerta para o consumo de peixes e banho na Lagoa da Conceição

Segundo o professor e biólogo da UFSC Paulo Horta, que acompanha o caso com um grupo de estudiosos, a relação entre a morte dos peixes e o vazamento do esgoto está sendo investigada. Em entrevista à CBN Diário, ele também orientou a população para que não tenha qualquer contato com a água da Lagoa da Conceição.

Na manhã dessa quarta, técnicos da Floram e do IMA coletaram amostras para analisar a água escura que enche uma vala no Parque Estadual do Rio Vermelho. Moradores da região suspeitam que o material seja esgoto. A Casan emitiu uma nota afirmando que são fake news alguns vídeos que circulam nas redes sociais nos últimos dias, em que moradores responsabilizam a Companhia pelo problema.

De acordo com a prefeitura de Florianóplis, uma vistoria em terra ocorreu na área da Estação de Tratamento de Esgoto da Barra da Lagoa, perto do Terminal Lacustre do Rio Vermelho, com acompanhamento da Casan. Na água, foi realizada inspeção visual em diversos trechos, incluindo o Canal da Barra, principalmente ao longo da margem oeste.

Continua depois da publicidade

Leia mais

> Um mês após vazamento na Lagoa da Conceição, moradores ainda cobram Casan

>Lagoa da Conceição: “Nenhum técnico previu o risco de rompimento”, diz engenheiro

>Entenda o que causou a inundação de ruas e casas na Lagoa da Conceição em Florianópolis