Nesta quarta-feira (8), o pianista Rodrigo Warken apresenta a obra de José Brazilício de Souza, o compositor do hino de Santa Catarina, no Espaço Aristiliano Ramos, às 20h, em Lages. O recital faz parte do projeto que visa preservar e divulgar a obra pianística de José Brazilício de Souza (1854-1910). A entrada é franca.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O pianista Rodrigo Warken retorna aos palcos catarinenses para essa apresentação espaço no Calçadão da Praça João Cota. José Brazilício de Souza é um dos compositores mais destacados do cenário musical catarinense.

Como pequena cidade de SC foi parar na lista das que mais crescem no Brasil

— Com este projeto quero preservar e divulgar a obra pianística de José Brazilício, compositor de dotes inquestionáveis, ilustre em sua época, mas praticamente desconhecido do público atualmente — explica Rodrigo.

Continua depois da publicidade

— Embora tenha nascido em Pernambuco, no ano de 1854, por conta de uma transferência temporária de seu pai militar, o compositor escolheu viver na então Desterro [Florianópolis] a partir de 1894, onde foi professor, músico e astrônomo nas horas vagas, como se auto intitulava — comenta.

Figura influente em seu tempo, José Brazilício compôs a ópera “O Ermitão de Muquém”, obras sinfônicas, de câmara e música sacra. Além de maestro e violinista, foi pianista, tendo deixado muitas composições para o instrumento. São valsas, schottisches, polkas, mazurkas, havaneiras e quadrilhas, no estilo da música de salão da época.

Devido à enchente, consulado dos EUA adia emissão de vistos em Porto Alegre

Quem é Rodrigo Warken

Warken conta que iniciou as pesquisas sobre Brazilício em 2010. “Na ocasião, a bisneta do compositor Sueli Sepetiba, me cedeu um álbum com algumas das composições para piano do autor. Tratava-se de um repertório de valor inestimável, seja quanto à qualidade musical, seja em relação ao que esse conjunto de obras representa para o patrimônio cultural catarinense e brasileiro. Foi assim que nasceu esse projeto, que traz músicas selecionadas do acervo particular da família, e que ainda não estão disponíveis ao grande público”, destaca o pianista.

O recital em Lages abre a turnê estadual de Rodrigo Warken, pianista nascido em Florianópolis, Mestre em Música e Mestre em Educação e Cultura pela Udesc. Atualmente é doutorando na mesma instituição. Premiado em diversos concursos nacionais, suas atividades artísticas incluem recitais solo e de música de câmara, gravações de discos e coordenação de projetos culturais.

Continua depois da publicidade

O projeto, realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, com incentivo da Celesc, conta com uma turnê estadual em 11 cidades do Estado.

Veja cidades e datas das apresentações

  • Lages: Espaço Aristiliano Ramos – 8/5/2024;
  • Palhoça: Instituto Casa Nobre – 9/5/2024;
  • Joinville: Teatro Juarez Machado – 10/5/2024;
  • Timbó: (Museu da Música – 15/05/2024;
  • Brusque: Instituto Aldo Krieger – 16/05/2024;
  • Chapecó, Joaçaba, Jaraguá do Sul, Blumenau, Itajaí e Florianópolis: em julho e agosto, com datas e locais a definir.

Veja fotos do pianista Rodrigo Warken

Leia mais

Novo estudo vai traçar raio-X e apontar prioridades da logística de transportes de SC

Metro quadrado em cidades de SC segue com pequeno aumento em abril