As fortes chuvas que atingiram Lages na segunda-feira (30) causaram ocorrências em 26 bairros, quase metade das localidades da cidade. A Defesa Civil do município registrou 123 atendimentos em pontos atingidos por alagamentos e enxurradas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A cidade teve um volume de chuva acumulado de 58 milímetros em seis horas, sendo que 33 milímetros foram em um intervalo de apenas 45 minutos, por volta do meio-dia. O resultado disso foram ruas alagadas, água atingindo residências e um alerta para enchente e enxurrada no município.

O Rio Carahá chegou a 3,28 metros ao fim da tarde — o rio transborda a partir dos 4,75 metros. Nenhum abrigo precisou ser acionado, mas uma casa foi interditada, no bairro Habitação. A residência fica em um local onde passa uma tubulação e foi identificado risco de deslizamento.

O secretário de Defesa Civil de Lages, sargento João Eduardo Pacheco, conta que a cidade teve uma queda de árvore, um deslizamento de terra e duas quedas de muro, mas que nenhuma dessas ocorrências causou vítimas.

Continua depois da publicidade

— Os alagamentos foram em alguns pontos específicos. Já tínhamos feito como prevenção uma limpeza de córrego e do próprio rio Carahá, em que retiramos 1,7 mil caçambas de terra e lodo, o que ajudou. Casas que pegavam água na janela foram atingidas, mas somente no lote — explica o secretário.

Veja fotos dos estragos das chuvas em Lages

Trabalhos de limpeza nesta terça

Nesta terça-feira (31), os trabalhos do órgão se concentram na limpeza de ruas que ficaram com lodo e no atendimento de pessoas atingidas que ainda não procuraram a Defesa Civil, mas podem ter direito a auxílios como doação de itens humanitários e eventual liberação de FGTS.

A cidade não tinha chuva nesta terça-feira. A previsão, no entanto, é de que o município da Serra de SC possa voltar a registrar precipitação de forma intensa na sexta-feira. Em função disso, a Defesa Civil já acionou a equipe para eventuais atendimentos.

Continua depois da publicidade

A coordenação regional da Defesa Civil na Serra de SC informou que os maiores estragos foram registrados em Lages. Otacílio Costa e São Joaquim também foram afetados pelas chuvas, mas em uma escala consideravelmente menor, segundo o órgão. A Defesa Civil estadual informou que nas outras regiões do Estado as principais ocorrências de chuva ocorreram entre a sexta-feira da última semana (27) e o domingo (29).

Leia também

Pacote econômico do governo de SC para impactos das chuvas terá quatro frentes

Lama atinge veículos em deslizamento que interditou a SC-350, em Ituporanga

Semana será marcada por temporais e chuvas acima de 100 mm em SC