Lages terá medidas mais restritivas de combate ao coronavírus nesta semana. O anúncio foi feito em uma entrevista coletiva na manhã deste domingo (7). Segundo o prefeito Antonio Ceron (PSD), todos os leitos de UTI Covid da cidade estão lotados e há falta de medicamentos nos hospitais. Além da proibição do funcionamento de diversos serviços, as aulas presenciais também estão suspensas.
Continua depois da publicidade
As medidas entram em vigor a partir da 00h de terça-feira (9) e valem até o dia 15 de março. Quem descumprir as regras poderá ser multado em R$ 2 mil. Já para os estabelecimentos comerciais o valor pode chegar a R$ 21 mil.
> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
— No momento, todos os 56 leitos de UTI Covid estão ocupados e só abre vaga quando tem óbito — afirmou o secretário da Saúde Claiton Camargo de Souza.
Veja algumas das atividades proibidas pelo novo decreto:
– atividades religiosas presenciais em templos e igrejas;
Continua depois da publicidade
– comércio varejista de bebidas alcoólicas;
– shopping center e lojas de departamentos;
– reuniões familiares em residências, sítios e áreas comuns de condomínios, em que se constate a presença de pessoas não pertencentes ao núcleo familiar residente no local.
Hotéis podem continuar abertos, segundo o texto.Os restaurantes que funcionam dentro desses locais podem atender apenas aos hóspedes. A tele-entrega e os locais com drive-thru também podem funcionar durante o período de restrição.
> Com novo recorde, Brasil bate mais de 10 mil mortes por Covid-19 em sete dias
A realização de atividades físicas individualmente também é permitida. Obras da construção civil, transporte coletivo e por aplicativo também seguem operando.
Lages vive colapso
Ainda na coletiva, o prefeito e autoridades sanitárias falaram sobre a situação enfrentada pelo município. Segundo o secretário de saúde Claiton Camargo de Souza mesmo com a abertura de 100 leitos nos últimos 15 dias, as unidades estão lotadas.
Continua depois da publicidade
> Painel do Coronavírus: confira a evolução da pandemia em Santa Catarina
— Nós tivemos nos últimos 15 dias uma frente de trabalho muito grande. Juntamente com os secretários e gestores da região, abrimos mais de 100 leitos em toda a Serra catarinense e neste momento, mesmo com toda a força de trabalho que tem sido enfrentada, nós estamos em colapso. Nós estamos com todas as estruturas sobrecarregadas, 100% de ocupação das UTIs na nossa região e estamos com mais de 90% de ocupação dos nossos leitos de enfermaria — afirmou o secretário de saúde, Claiton Camargo de Souza.
O diretor do Hospital de Triagem (CT) Dr. Leonardo Coelho fez um alerta em relação à doença. Segundo ele, os pacientes que têm procurado atendimento são cada vez mais jovens, com crianças e gestantes entre os infectados. Além disso, o município enfrenta a falta de profissionais capacitados.
> Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina
— A situação é caótica. Não temos mais médicos e enfermeiros. O problema é a falta de pessoal agora também — comentou.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Lages já registrou 15.126 casos e 233 óbitos pela Covid-19.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
SC pede médicos e equipamentos para ativar leitos em hospital de campanha em Chapecó
Rave com 100 participantes é encerrada pela polícia em Indaial
Entrevista de André Motta à Globonews retrata uma SC que não existe