Com o objetivo de promover a Cultura na Serra catarinense, a 12ª edição do Festival Internacional Música na Serra acontece de 23 a 27 de julho, em Lages. O concerto de abertura contará com o grupo Senna6, que vem à cidade pela primeira vez.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O diretor artístico e maestro, Jean Reis, falou sobre a vinda dos músicos.
— É com muita alegria que novamente receberemos artistas de renome nacional e internacional em concertos gratuitos, no auditório do Colégio Bom Jesus, às 20h — comenta.
Com tango e lançamentos, evento cultural triplo reúne centenas de pessoas na Serra de SC
Continua depois da publicidade
Além dos concertos, o evento tem viés pedagógico através das Master Classes, oferecidas a estudantes de música.
— Recebemos durante o período do festival estudantes de toda a parte do Brasil, que vem em busca de uma oportunidade única de aperfeiçoar seus conhecimentos com professores de altíssimo gabarito. Essa experiência ímpar acontece através das Master Classes realizadas no período da tarde — explica o maestro.
Segundo Edite Moraes, gerente executiva do Instituto José Paschoal Baggio, realizador do evento, o Festival Internacional Música na Serra chega a sua 12ª edição descentralizando a música clássica na região.
— Lages pode conferir durante esses dias concertos que só seriam vistos nas grandes capitais do país, e isso além de ser um lazer para toda a família, diversifica e agrega a cultura da nossa comunidade — diz Edite.
Continua depois da publicidade
Além disso, há 12 anos o evento fomenta o turismo e desenvolvimento econômico de Lages. Isabel Baggio, diretora institucional do IJPB, pontua o impacto do festival na cidade.
— O festival traz visitantes de outras cidades que vem prestigiar os concertos, como também músicos e estudantes de música vindos de várias partes do Brasil, e que ficam na cidade durante todo o período do evento — ressalta.
Concerto de Abertura
O concerto de abertura do 12º Festival Internacional Música na Serra contará com o grupo Senna6, que vem à Lages pela primeira vez, com uma formação que agrega instrumentos representativos, tanto no âmbito de concerto quanto na música popular, e que raramente são vistos em conjunto.
O Senna6 é formado por Felipe Senna (piano), Renan Dias Mendes (flauta), Douglas Braga (saxofones), Diogo Maia (clarinete e clarone), Bruno Lourensetto (trompete) e Ricardo Camargo (eufônio).
O repertório do espetáculo “Musicotrópole” reúne obras de Felipe Senna, além de obras sinfônicas, também autorais, rearranjadas para o grupo.
Continua depois da publicidade
As influências são de diversos movimentos musicais populares que surgiram há mais de um século em nossa cultura, na espontaneidade e improvisação. Tudo isso, misturado à educação musical formal (nos moldes europeus) e a contribuição de cada integrante, faz do espetáculo um cruzamento entre diversas linguagens: brasileiras, sinfônicas, camerísticas e contemporâneas. Mais informações podem ser conferidas no site oficial.
Programação dos concertos no Teatro do Colégio Bom Jesus
23/07
- 20h: Concerto de abertura: Grupo SENNA 6 (Espetáculo “Musicotrópole”)
- Local: Teatro do Colégio bom Jesus
24/07
- 20h: Concerto Professores do Festival
- Local: Teatro do Colégio bom Jesus
25/07
- 20h: Concerto com a Orquestra Acadêmica e dança Nutcracker
- Local: Teatro do Colégio bom Jesus
- Coordenação: Mayra Ceron
- Regência: André Sanches
26/07
- 20h: Cantate com apresentações do Coro Infanto-Juvenil e Coro do Festival
- Local: Teatro do Colégio bom Jesus
- Regência: Regina Kinjo
Continua depois da publicidade
27/07
- 20h: Concerto de encerramento com Orquestra Sinfônica do Festival
- Local: Teatro do Colégio bom Jesus
- Solitas convidados: Danilo Mezzadri e Felipe Coelho
Veja fotos do Festival Internacional Música na Serra
Leia mais
Quem é a estudante de Lages que disputa vaga em um dos maiores concursos de beleza do mundo
O charmoso Jardim Secreto que se tornou um pedaço da França na Serra catarinense