Uma das maiores e mais importantes cidades de Santa Catarina, com 160 mil moradores e mais de 90 mil veículos, voltará a contar com um eficiente sistema de fiscalização eletrônica de velocidade em suas ruas e avenidas após ficar um ano e meio sem nenhum equipamento.
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Lages, na Serra, começou a implantar nesta quarta-feira as novas lombadas, que ganharão aliados no serviço de humanizar o trânsito. O primeiro aparelho, ainda em fase de teste, foi instalado na Avenida Dom Pedro II, em frente à Igreja do Navio, no Bairro Vila Nova. E até que toda a parte burocrática de homologação seja concluída pela prefeitura, a fiscalização e as autuações devem iniciar na metade de janeiro.
As lombadas eletrônicas serão instaladas em 23 pontos da cidade e cobrirão 52 faixas de tráfego, com velocidades máximas que variam de 40 a 50 quilômetros por hora, conforme estudos feitos pelo setor de engenharia da Diretoria de Trânsito (Diretran) em cada local.
Uma segunda modalidade de fiscalização será por meio dos chamados “furões”. Estes equipamentos serão instalados em 11 cruzamentos da cidade, cobrirão 69 faixas de tráfego e fiscalizarão simultaneamente a velocidade (40 a 60 km/h, conforme o local), o avanço de sinal vermelho nos semáforos e a parada sobre a faixa de pedestres.
O terceiro método será o Optical Character Recognition (Reconhecimento Ótico de Caracteres, ou OCR), que consiste em câmeras que identificam imediatamente pelas placas os veículos roubados e até com documentação atrasada. Das 121 faixas de tráfego cobertas pelas lombadas eletrônicas e pelos furões, 30 contarão com o OCR, especialmente nas vias que permitem entrar e sair da cidade. Um OCR móvel será usado nas blitze dos agentes de trânsito e da Polícia Militar.
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O quarto e último sistema de fiscalização de velocidade em Lages será um radar móvel que foca o veículo, registra a foto e, em caso de infração, envia os dados diretamente ao Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc) para a geração da multa. Com exceção das lombadas eletrônicas, que deverão entrar em funcionamento ainda em janeiro, os demais sistemas serão ativados em até seis meses.