Desde o início do ano 1,8 mil processos passaram pelo fórum trabalhista de Lages. Destes, 872 (48,25%) foram resolvidos por meio de acordos. O percentual é maior que o índice de 44,4% de conciliações no Estado. Diante deste cenário, a cidade será a próxima em Santa Catarina a ter um Centro de Conciliação, que será montado em outubro no Fórum Trabalhista. 

Continua depois da publicidade

A ideia é aumentar o percentual de conciliações, pois poderemos nos dedicar especialmente em pautas específicas e conversar diretamente com as partes com esta finalidade _ explica a coordenadora do Fórum serrano, Patrícia Pereira de Sant’Anna.
 

Os Centros de Conciliação (Cejusc) são ambientes planejados para a realização de acordos, as negociações são conduzidas por juízes, com auxilio de um servidor conciliador. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho de SC, desembargadora Mari Eleda, explica que Cejusc permite retirar as partes do ambiente processual, “naturalmente tenso”, para viver um momento próprio, especial.
É um momento destinado à reconstrução da relação quebrada. Não há processo na sala de conciliação, não se busca um juiz para decidir em favor de A ou B, mas sim uma solução que atenda aos interesses de A e B.
 

A intenção é que os centros de conciliação sejam uma realidade em todo o Estado até o final do ano que vem.

Continua depois da publicidade