A prefeitura de Lages, na Serra catarinense, decretou situação de emergência na tarde desta quinta-feira (2), após as fortes chuvas que atingiram a região no dia 31 de dezembro. Durante a tempestade, foram registrados vendavais e granizo, o que danificou 220 residências e afetou diretamente 900 moradores.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O temporal atingiu com maior intensidade a parte alta da cidade, incluindo os bairros Área Industrial, Bom Jesus, Boqueirão, Caroba, Cidade Alta, Santa Cândida, Santa Mônica, Vista Alegre e Vila Maria. A decisão foi tomada pela prefeita Carmen Zanotto e seus secretários, que receberam no gabinete o coordenador regional da Defesa Civil, Luiz Falcão Maganin.

— Estamos trabalhando de forma conjunta com a Defesa Civil do Estado, e aqui eu destaco a pessoa do coordenador regional, Luiz Falcão, para adotar todas as medidas necessárias e atender a população nesse momento. Com o decreto de emergência o município pode ter acesso aos itens de assistência humanitária e telhas que serão repassadas às famílias atingidas — disse a prefeita Carmen.

Queda de granizo atinge mais de 200 casas e 900 moradores são afetados em Lages
Defesa Civil distribuiu lona para as casas afetadas (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

Continua depois da publicidade

Com a declaração de situação de emergência, foi autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

— Trabalharemos inclusive durante o final de semana no atendimento das famílias atingidas pelo temporal, para que elas possam retomar o mais rápido possível sua rotina — completa a prefeita.

Como realizar o cadastramento dos atingidos

De acordo com a Defesa Civil de Lages, todas as equipes estão nas ruas das regiões afetadas fazendo a entrega das lonas e orientando as pessoas para que entrem em contato com a Defesa Civil pelos telefones (49) 3019-7477, (49) 3019-7479 e também o número do plantão (49) 998-36-1702 e 199, para realizar o cadastro.

— Em um primeiro momento fizemos a entrega de aproximadamente 4 mil metros de lona à população. O próximo passo será a distribuição de telhas para que as famílias devidamente cadastradas possam reconstruir as casas que foram afetadas — afirmou o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, sargento Ribeiro.

Continua depois da publicidade

Após o cadastramento serão feitas as visitações nas residências para que se possa computar os danos e, em seguida, solicitar o material necessário para a reconstrução dos telhados.

Leia mais

Temporais chegam a SC com risco alto para alagamentos nesta quinta; veja regiões em alerta

Calorão de 30°C e chuva: saiba como fica o tempo na primeira quinzena de janeiro em SC