Abriram nesta terça-feira (22) as incrições para a realeza da 32ª Festa Nacional do Pinhão, em Lages, na Serra catarinense. A festa anual, que foi adiada em 2020 e 2021 em decorrência da Covid-19, está marcada para acontecer em junho no Parque Conta Dinheiro.

Continua depois da publicidade

Conforme o edital, disponível no site da Fundação Cultural de Lages (FCL), o processo de inscrição ocorre até o dia 17 de março e deve ser realizado presencialmente na fundação. As candidatas devem levar assinado o termo de responsabilidade, que está no mesmo link

A Fundação Cultural de Lages fica na Rua Benjamin Constant, 141. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. A FCL reforça a necessidade de ler o regulamento completo para que erros de inscrição não sejam cometidos. 

Confira o processo de seleção: 

  • 22/02 a 17/03 – Inscrição das candidatas de forma presencial na FCL;
  • 22/03 a 31/03 – Ensaios e treinamentos das candidatas;
  • 01/04 – Cerimônia de escolha da Rainha e Princesas.

Reinado prolongado e expectativa

A escolha da nova realeza encerra o reinado prolongado da Rainha, Maísa Carolina, da Primeira Princesa, Victoria Gabriela Coelho e da Segunda Princesa, Vitoria Melo dos Santos que desde 2019 mantém os respectivos títulos. O feito é inédito para a festa que, antes da pandemia, realizava concursos anuais para a escolha da majestade. 

Continua depois da publicidade

Pensando nas jovens que não puderam concorrer durante os anos pandêmicos e passaram o limite de idade permitido para a inscrição, a comissão organizadora adicionou um ano para as candidatas. O limite de idade para fazer parte da realeza de 2022 é de 26 anos. 

A 32ª Festa do Pinhão homenageia Amauri Felisberto, responsável pelo treinamento e orientação das candidatas à realeza de maioria das edições da festa, que faleceu em novembro de 2021. Segundo informou a FCL, ações de reconhecimento e gratidão serão realizadas para reforçar a importância do profissional para a festa. 

Segundo o superintendente da FCL, Giba Ronconi, a expectativa é de proporcionar orgulho aos lageanos e matar a saudade da tradicional festa que movimenta a Serra catarinense. “É uma expectativa que a gente compartilha com quem ama a Festa do Pinhão. Seja no Recanto do Pinhão, no calçadão da Praça João Costa com as barraquinhas das entidades filantrópicas e os shows regionais, ou no Parque de Exposições, e com as Sapecadas da Canção Nativa e da Serra Catarinense, turistas, trabalhadores, artistas e a nossa comunidade tem um caso de amor com a Festa que começou pequena lá mesmo na Praça João Costa nos anos 70 e hoje é a maior festa gastronômica do sul do país”, diz. 

Leia mais:

Carnaval com a variante ômicron deve ter recomendações e não novas restrições em SC

Continua depois da publicidade

Catarinense ministra curso em Paris durante a semana de Moda francesa

SC teve maior número de mortes dos últimos sete anos em 2021