Moradores de Jaraguá do Sul encontraram dois lagartos com a aparência de cobra entre segunda (13) e terça-feira (14). Eles confundiram os animais achando que se tratavam de serpentes, mas eram cobras-de-vidro (Ophiodes fragilis), uma espécie de lagarto com pequenas patas e cauda longa. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
> Relembre lagarta cachorrinho perigosa encontrada em SC
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O primeiro resgate foi realizado na tarde de segunda-feira e registrado em vídeo pelo biólogo Christian Raboch, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). O segundo aconteceu na manhã de terça-feira.
– Um morador ligou, falou que tinha uma cobrinha atrás de casa, mas chegando lá vi que era uma cobra-de-vidro, que é um lagarto. Agora pela manhã também, uma moradora ligou e disse que tinha uma cobra no jardim e cheguei ali e vi que era uma cobra-de-vidro no meio da grama – disse o biólogo ao g1.
Continua depois da publicidade
Raboch conta que a presença do animal não é incomum em Jaraguá do Sul. No entanto, eles acabam sendo mortos porque são confundidos com cobras.
Conheça mais sobre a cobra-de-vidro
Os lagartos não são venenosos, de acordo com o biólogo, e foram devolvidos à natureza logo após os resgates. Eles têm hábito diurno e se alimentam principalmente de insetos. A pata traseira são resquícios de um processo evolutivo.
Segundo Raboch, o nome do animal é cobra-de-vidro porque a cauda se solta quando ele se sente ameaçado. Com isso, o predador pega a cauda e o animal consegue escapar durante um ataque.
– Essa é uma estratégia de defesa utilizada pelos lagartos, lagartixas – explicou ao g1.
Encontrou uma cobra-de-vidro? Saiba onde ligar
- Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);
- Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
- Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.
- Moradores de Jaraguá do Sul podem ter atendimento na Fujama pelo telefone (47) 3273-8008, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
Continua depois da publicidade
Leia também:
“Tenho medo, mas acho lindo”: mulher encontra cobra de mais de 2 metros em Jaraguá do Sul
Vídeo mostra resgate de jararaca em Jaraguá do Sul: “dá uma adrenalina”, diz biólogo
Cobra ataca cachorro no quintal de casa em Jaraguá do Sul
Mais de 250 cobras já foram capturadas em Jaraguá do Sul em 2021