Você já viu uma criatura de muitas patas correndo tão rápido pelo chão que deu uma segunda olhada para ter certeza do que viu? Há uma chance de você ter encontrado uma lacraia.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Esta criatura é uma praga doméstica comum que procura por ambientes úmidos e fontes de alimento sólido, como insetos e outras pragas. Embora não seja perigosa, uma lacraia pode não ser uma hóspede bem-vinda.

As lacraias entram em habitações durante os períodos mais secos para escapar das temperaturas. No Brasil, elas vivem ao ar livre ou em interiores de lugares úmidos, como pedaços de troncos, lixões, porões ou até sob pedras.

Elas são consideradas animais peçonhentos, mas será que podem ser mortais para o ser humano? Entenda.

Continua depois da publicidade

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

O que é uma lacraia?

Hoje, existem no Brasil cerca de 10 tipos principais de lacraias, animais artrópodes da classe dos quilópodes. Elas possuem o corpo dividido entre cabeça e tronco. Na cabeça, possuem um par de antenas e pares de olhos. O tronco é formado por pares de pernas articuladas.

Elas vivem por até seis anos e preferem ambientes úmidos nas matas. Porém, próximo ou mesmo nas cidades, são encontradas em hortas, entulhos, vasos, tijolos, boxes de banheiros ou em qualquer parte da casa que não receba luz solar suficiente.

Na verdade, as lacraias podem completar todo o seu ciclo de vida dentro de uma casa, alimentando-se de insetos enquanto são protegidas dos elementos climáticos.

Embora sejam animais que caçam pragas, pode surgir problemas quando as lacraias vivem perto das pessoas.

Continua depois da publicidade

Sapos tem dente e são perigosos? Conheça espécie

Como evitar lacraias em casa?

Lá fora, as lacraias vivem em lugares úmidos e escuros durante o dia. Mas, se o ambiente externo ficar muito quente, seco ou mesmo frio, elas se movem para dentro de casas procurando residir em um local úmido e escuro semelhante ao ambiente externo.

Lacraias buscam ambientes úmidos em casas

Elas entram em casas e edifícios através de rachaduras nas fundações, por baixo das portas e através de aberturas de janelas, por exemplo. No interior, elas podem ser encontradas em espaços de porões, armários, lavanderias, áreas de serviço, vasos de plantas e banheiros.

Considere as lacraias um alerta de mais pragas. Descobrir uma população de lacraias em sua casa pode indicar que outros insetos também estão compartilhando seu ambiente. As lacraias só ficarão onde tiverem uma ampla fonte de alimento.

  • Prevenir problemas pode ser uma tarefa difícil, mas há algumas coisas que você pode fazer em sua casa para detê-las e impedi-las de entrar.
  • Sele quaisquer lacunas encontradas na fundação de sua casa, paredes externas e em torno de utilitários que entram em sua casa;
  • Coloque tampas sobre todas as aberturas que entram em sua casa;
  • Reduza os níveis de umidade dentro de sua casa executando um desumidificador certificando-se de que os espaços sejam bem ventilados;
  • Coloque armadilhas adesivas para pegar os insetos que as lacraias estão caçando, então erradique essa fonte de alimento com um pesticida.

Continua depois da publicidade

Além disso, as lacraias também são parciais à umidade, então investigue para garantir que não haja tubos com vazamento que precisem de reparo. Se você não descobrir esses problemas, adicionar um desumidificador para secar áreas úmidas, como um porão, pode expulsar as lacraias da casa.

Sempre limpe qualquer tipo de lixo, folhas ou detritos de madeira ao redor do perímetro de sua casa, especialmente se estiver úmido.

Uma combinação de todas essas medidas provavelmente reduzirá qualquer população de lacraias que você tenha.

Pode matar uma lacraia?

Livrar-se de lacraias é um grande jogo de esconde-esconde. Elas não deixam muito rastro, então muitas vezes você precisa vê-las para se livrar delas.

Continua depois da publicidade

Mas se você se deparar com uma, existem inúmeros remédios naturais para lacraias, além do uso de produtos químicos.

Aspirador: para evitar usar produtos químicos e limpar os respingos, aspirar lacraias é um dos caminhos. Feito isso, certifique-se de selar o saco para que elas não possam sair e descartá-la no lixo.

Usando a velha sandália: a maneira comprovada pelo tempo de matar um inseto. Esmague-as ou acerte-as com a sandália.

Armadilhas adesivas: coloque uma armadilha adesiva onde você acha que as lacraias espreitam, perto da borda de uma parede ou de uma abertura na fundação.

Continua depois da publicidade

Pó de inseticida: especialmente útil para aqueles locais onde você não deve usar líquidos, o pó com produtos químicos pode ser uma maneira eficaz de eliminar as lacraias.

Spray de inseticida: se você encontrar uma lacraia, matar uma com um spray pode colocar um fim rápido ao seu problema.

Se houver uma lacraia, você pode simplesmente eliminá-la. Porém se existem mais, a maneira mais eficaz de resolver o problema é entrar em contato com um especialista profissional em controle de pragas.

Embora pareçam ser insetos “bons”, elas ainda podem fazer sua pele “arrepiar”. Se não quiser compartilhar sua casa com elas, em vez de esmagá-las, realoque-as para fora, onde continuarão a servir como controle de pragas.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar: as lacraias são exterminadoras da natureza. São uma forma totalmente natural de controle de pragas. Elas comem uma grande variedade de insetos, incluindo moscas, formigas, mariposas, traças, aranhas e baratas.

10 animais curiosos e estranhos do fundo do mar

Lacraias são venenosas e podem matar humanos?

As lacraias usam veneno para injetar toxinas em suas presas. Esses químicos prejudicam pequenos insetos, mas não representam uma ameaça séria para os seres humanos. Os piores efeitos colaterais das picadas de lacraia são geralmente dor e inchaço.

Elas só espreitam escondidas e podem morder pessoas ou animais de estimação se parecerem uma ameaça.

Quando têm a chance, elas preferem recuar rapidamente do perigo em vez de picar. No caso de uma picada de lacraia, é sempre melhor entrar em contato com um profissional de saúde.

Relembre peixe-lua gigante visto três vezes em SC