Desde o início da crise na saúde, ocasionada pela chegada do novo coronavírus no país e em Santa Catarina, o Laboratório Santa Luzia iniciou a preparação para o atendimento de pessoas que pudessem apresentar sintomas e também os assintomáticos.
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Cientes de como a doença é transmitida, a administração do laboratório sabia que a alta demanda por exames para detectar o vírus não demoraria para acontecer. Ainda no primeiro momento da pandemia, foram realizados treinamento com todos os colaboradores da empresa para que estivessem preparados para os desafios dos próximos meses.
— Quando foi diagnosticado o primeiro caso, em Florianópolis, já estávamos preparados com todo o protocolo de atendimento. Mesmo com todo este preparo, ainda nos deparamos com novos desafios todos os dias, porque muitas foram as mudanças exigidas pelos órgãos de saúde e tivemos pouco tempo para nos adaptarmos aos novos tempos — conta Alexandra Zunino Slonski, diretora-presidente Laboratório Santa Luzia e diretora de Novos Negócios da Dasa.
Alexandra lembra ainda que o número de atendimentos na coleta domiciliar aumentou consideravelmente, e o Laboratório precisou abrir novos horários e contratar mais pessoas para esse atendimento.
O número de colaboradores no Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) também precisou aumentar. Além disso, houve uma maior facilidade no atendimento online para agendamento de exames. Para isso, unidades específicas para atendimento foram direcionadas.
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Expertise e habilidade no atendimento à população
Com todo o know-how da Dasa, grupo do qual o Santa Luzia faz parte, o laboratório teve acesso ao que há de mais avançado em tecnologia, desde o corpo médico altamente capacitado até as mais atualizadas pesquisas sobre o novo coronavírus.
De acordo com a diretora-presidente da empresa, além de preparada tecnicamente, toda a equipe do laboratório está se doando muito para atender da melhor maneira possível todos os pacientes, dentro desse quadro de pandemia. E isso, para Alexandra, é um grande diferencial.
— Nossas unidades estão equipadas com separadores de acrílico entre as mesas de atendimento na recepção. Além disso, o local é higienizado com álcool 70% frequentemente e fazemos a desinfecção total dos ambientes periodicamente. Nas entradas das nossas unidades, medimos a temperatura dos clientes e disponibilizamos álcool a eles. Também direcionamos para que as pessoas aguardem o atendimento do lado de fora das unidades e oferecemos máscaras descartáveis para serem substituídas, de tempos em tempos, enquanto estão em atendimento no Laboratório — afirma.
O reforço dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) junto aos colaboradores, foi outro ponto de mudança recente, que precisou ser realizado, principalmente, naqueles que atendem em domicílio.
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As unidades de atendimento também foram divididas em horários especiais para os sintomáticos, para não haver contaminação cruzada. Assim como foi implementado o atendimento com agendamentos, para não haver aglomerações.

Saúde e segurança como prioridades
É sabido que, antes mesmo da pandemia, a área da saúde já atuava com uma série de cuidados em relação à segurança e higiene, que só foram intensificados, com proliferação do novo coronavírus. O Laboratório Santa Luzia sempre prezou pela saúde de seus pacientes e colaboradores e, neste momento, está se dedicando a isso ainda mais com a sua equipe.
Além de um comitê de crise, montado para atuar durante a pandemia, está sendo realizado treinamento antecipado para atendimento em casos de Covid-19, cartilhas de normas de atendimento diárias, uso de máscaras NP3 e jaleco descartável, além de todos os cuidados com a própria higienização foram acentuados nesse período. Também foram disponibilizados atendimentos médicos online e realização de testes de Covid-19 sempre que necessário.
Para preservar o máximo possível de colaboradores, cerca de 80% do quadro de funcionários do administrativo está em home office, com a disponibilização de computadores, cadeiras e suporte da área de TI do Laboratório.
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— Conseguimos acelerar o processo de home office, que já fazia parte dos planos da empresa. Também colocamos em prática a vacinação domiciliar e aumentamos nosso atendimento de coleta domiciliar. Continuamos com o plano de reformas e expansão das unidades, tanto que este ano abrimos a unidade na Lauro Linhares, com um andar dedicado ao público infantil com vacinas e coleta de exames — revela Alexandra.
A solidariedade como aprendizado
Desde a sua fundação, o Santa Luzia desenvolve ações sociais e, este ano, muitas delas continuaram acontecendo. Até porque o momento exige a solidariedade de todos.
Entre as ações relacionadas à saúde, está a do Outubro Rosa. Em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, o laboratório realiza doações de mamografias e outros exames específicos.
Além disso, durante todo o mês de outubro, a Dasa – líder brasileira em medicina diagnóstica, através do movimento ‘Se Dê um Tempo #porvoceepravoce’, ofereceu às pacientes acima de 40 anos, com descontos em exames preventivos em todos os laboratórios da rede.
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Foram disponibilizados ainda descontos em exames de Papanicolau (citologia oncótica) e HPV (por PCR). Ainda como parte desta ação, a empresa doou uma mamografia a cada 3 km corridos em sua "Virtual Run". As doações dos exames foram feitas para as ONGs ‘Américas Amigas’ e ‘Marque este Gol’.
Além disso, foram realizadas doação de vacinas da gripe para entidades não governamentais e doação de cestas básicas para diversas instituições.
— O que podemos concluir com tudo isso que estamos vivendo é que a pandemia é um tempo de aprendizado. Ela nos possibilita todos os dias melhorarmos, e acredito que é isso que estamos fazendo. Nossos planos estão fixados no nosso maior propósito que é oferecer o que há de melhor na área de exames e vacinas aos nossos clientes. Para isso, estamos interligados com médicos e pesquisadores de todo o Brasil, através da Dasa, para que tenhamos em breve um plano de ação e distribuição da vacina da Covid-19, e mesmo que ainda não tenhamos uma data prevista, estamos buscando atualização constante a respeito do tema — afirma Alexandra Zunino Slonski, diretora-presidente do Grupo Dasa/Santa Luzia.