O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) alertou para erros em exames realizados no laboratório de análises clínicas do Hospital Infantil Joana de Gusmão. A denúncia foi enviada ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O laboratório atua como terceirizado no hospital e é administrado pela CientificaLab.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, disse que a situação é uma grande preocupação entre os médicos. Entre os problemas apontados estão erros em resultados, descarte de material coletado sem a realização de análises, equívocos na identificação de pacientes e demora excessiva em coletas e resultados.
— É grave demais pensar que ocorrem equívocos sérios no resultado de exames que são muito importantes para o diagnóstico de doenças e a definição de tratamentos. Isso pode comprometer a qualidade no atendimento à população — diz Ribeiro.
Ainda segundo o conselho, reclamações sobre o assunto foram registradas por gestores do hospital junto aos próprios laboratórios. As informações também foram enviadas pelo CRM-SC à Secretaria de Estado da Saúde e ao próprio Ministério Público.
Continua depois da publicidade
— A atenção ao trabalho do laboratório é essencial para oferecer segurança aos pacientes e garantir as condições adequadas para o trabalho médico. Os profissionais não devem ser obrigados a conviver com o temor de cometer um equívoco a partir da análise de um exame com resultado errado — finaliza Ribeiro.
Em nota, a SES informou que ainda não recebeu o documento do CRM sobre os problemas com o laboratório. Além disso, a secretaria ressalta que o tema vem sendo tratado pela pasta e que, em caso de novas denúncias, a situação será analisada.
O CientificaLab se posicionou na tarde desta quarta-feira (14). Em nota, o laboratório afirma que os apontamentos já foram endereçados com as respectivas lideranças clínicas e com a Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina. Também acrescenta que a operação do laboratório está “fluindo normalmente”.
Veja a nota da SES na íntegra:
“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que não recebeu, na data de hoje, novo documento do Conselho Regional de Medicina sobre eventuais problemas com a prestadora de serviços de laboratório de análises clínicas do Hospital Infantil Joana de Gusmão. O tema citado já vem sendo tratado pela Secretaria e adequações já foram realizadas, caso ocorram novas denúncias, ou demandas complementares será realizada nova análise do caso.
Continua depois da publicidade
A SES reforça que os serviços de laboratório da unidade estão sendo realizados de forma contínua”.
Veja a nota do CientificaLab na íntegra:
A CientificaLab afirma que os apontamentos feitos pelos hospitais em questão já foram endereçados com agilidade, parceria e alinhamento com as respectivas lideranças clínicas e com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e que a operação está fluindo normalmente. A companhia está em constante evolução para otimizar seus processos de modo a oferecer soluções que atendam aos mais altos padrões de qualidade e segurança. Além disso, a marca adota medidas e planos de ação contínuos de aprimoramento, o que inclui reuniões frequentes com o corpo clínico dos seus clientes, identificando como as necessidades deles podem ser atendidas com excelência, fluidez e eficiência.
Leia também
Túnel Antonieta de Barros terá interdição a partir da noite desta quinta-feira
Comércio de rua de Florianópolis tem horário estendido até 23 de dezembro