O fenômeno migratório que marcou a história da humanidade a partir da segunda metade do século XIX também tem um capítulo escrito pela Colonia Nuova Venezia, fundada em 1891 pela Companhia Metropolitana.
Continua depois da publicidade
Num período muito breve, que durou pouco mais de quatro anos, Nova Veneza, com seu vasto território, acolheu quase cinco mil imigrantes europeus que vieram do Norte da Itália. Tomados por um forte sentimento de liberdade e de conquistas no novo mundo, essas famílias enfrentaram 36 dias de terra e mar, superando os problemas para transformar a infernal travessia do Atlântico num sonho de horizontes sem limites. A interminável viagem só aumentava-lhes a saudade do velho mundo e a ânsia de pisar no solo da nova pátria.
Entre sonhos, encantos e desencantos, Nova Veneza colhe hoje os bons frutos deixados pelos seus heroicos desbravadores cujos descendentes, orgulhosos de seus antepassados e confiantes na sua missão de estimular o desenvolvimento sustentável, manifesta no cotidiano fortes marcas da sua rica herança étnico-cultural nas mais variadas formas, com destaque para setor do turismo gastronômico e religiosos coroados pela sua forma deliciosa, carinhosa e familiar de encantar a todos os seus queridos visitantes.
Fala do prefeito
– A cultura italiana atrai gente interessada em conhecer um poucos dos costumes -Evandro Gava
Continua depois da publicidade
Saiba mais
População: 13.581 habitantes
Localização: no Sul, a 17 km de Criciúma
Área: 293,54 quilômetros quadrados
Emancipação: 21/06/1958
Características: de imigração italiana, cidade tem a economia baseada na agricultura, indústria metalmecânica e têxtil
Atrativos: turismo rural, ecológico e religioso
Particularidades: Capital Catarinense da Gastronomia Típica Italiana
Curiosidades: foi a última colônia italiana instalada no Brasil
Pontos turísticos: Gôndola, Casas de Pedra, Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, Museu do Imigrante e Igreja Matriz São Marcus.