O Campeonato Catarinense de 2014 chega a sua reta final sem surpresas. Krona e Jaraguá do Sul confirmaram dentro de quadra o favoritismo que existia antes do início da competição e se cruzam para o primeiro jogo da final do Estadual, às 20h15 desta quarta-feira, no ginásio da Univille, em igualdade de forças.
Continua depois da publicidade
De um lado, o técnico Fernando Ferretti conta com a vantagem de jogar em casa e ter um grupo maior de atletas de ponta à sua disposição. Do outro, Sérgio Lacerda acredita na virtude da união do conjunto para superar barreiras financeiras e manter a vantagem de jogar por dois resultados iguais, já que Jaraguá teve melhor campanha na primeira fase do torneio.
O confronto ainda coloca frente a frente o melhor ataque e defesa do torneio, de Krona e Jaraguá do Sul, respectivamente. O duelo alimenta também uma rivalidade histórica, que só aumenta ano após ano.
Por quase uma década – entre 1999 e 2008 – Jaraguá do Sul teve o melhor futsal de Santa Catarina. Aos poucos, a cidade perdeu grandes atletas e o patrocínio de investidores entrando em um declínio na modalidade.
Continua depois da publicidade
Além de perder a hegemonia no esporte, os torcedores sofreram ao ver a equipe da cidade vizinha, Joinville, crescer, deixar de ser apenas uma sombra e se consolidar no futsal regional – desde 2009 a equipe joinvilense conquistou quatro títulos estaduais.
“Aprendemos com os erros”
Sérgio Lacerda, técnico da CSM
É hora de colocar o coração na ponta do tênis, da superação. Todo grande vencedor espera chances como estas. Um jogo decisivo a oportunidade de ganhar um título. Trabalhamos com o recurso que temos e acredito no meu grupo. Em 2012 fomos prejudicados pelo lado emocional, era um outro grupo e época, a Krona foi merecedora do título.
No entanto, aprendemos com estes erros e, apesar da vontade e garra que espero dos meus atletas, vamos procurar manter a cabeça no lugar, não nos influenciarmos com possíveis erros de arbitragem para levarmos esta decisão para casa, em Jaraguá do Sul. Estou confiante, com todo respeito a Krona, que também fez ótima campanha, nós chegamos com grandes chances de nos sagrarmos campeões. Vamos com força máxima para fazer o possível para encaminhar este título para casa.
Continua depois da publicidade
“Acredito no nosso potencial”
Fernando Ferretti, técnico da Krona
O duelo tem tudo para ser caracterizado pelo equilíbrio. Jaraguá tem uma equipe muito mais regular, equilibrada e bem preparada que em anos anteriores. O importante é nós revertemos a vantagem que eles têm no jogo de ida, aqui no ginásio da Univille. Se conseguirmos levar o segundo jogo pelo menos para a prorrogação, temos grandes chances de voltar a ser campeões. No entanto, precisamos no concentrar ofensivamente.
Não podemos perder gols como perdemos na última partida que fizemos contra o Jaraguá em casa. Mesmo enfrentando a melhor defesa, acredito no potencial e na concentração do nosso ataque para furar a zaga deles. As equipes se conhecem, são rivais, espero casa lotada e um grande espetáculo