O Kremlin anunciou nesta quarta-feira estar disposto a discutir uma visita oficial do presidente Vladimir Putin em 2019 aos Estados Unidos, como sugerido pelo conselheiro da Casa Branca para a Segurança Nacional, John Bolton.
Continua depois da publicidade
“Estamos totalmente dispostos” a estudar tal possibilidade, disse a jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov.
Bolton afirmou esta semana em Moscou que em 11 de novembro, em Paris, uma cúpula entre Putin e o presidente americano Donald Trump poderia ser discutida.
Nesta ocasião, os dois presidentes vão se encontrar na capital francesa para as comemorações do centenário do fim da Primeira Guerra Mundial.
Continua depois da publicidade
“Existe a possibilidade de uma cúpula em Washington em 2019, e depois uma visita de Trump a Moscou nesse mesmo ano”, declarou Bolton à agência Interfax.
Donald Trump e Vladimir Putin se reuniram em uma cúpula bilateral em Helsinki, em julho. Na ocasião, o presidente americano foi muito criticado em seu país por ter parecido muito conciliador com seu homólogo russo.
A visita de Bolton a Moscou, onde foi recebido por Putin, acontece após o anúncio de Donald Trump de retirar os Estados Unidos do tratado sobre as armas nucleares de médio alcance (Intermediate Nuclear Forces Treaty), concluído com a URSS durante a Guerra Fria.
Continua depois da publicidade
* AFP