O ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Kofi Annan virá ao Brasil em julho, para evento da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap). O vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2001 discursará sobre o tema Liberdade, na abertura do IV Congresso Brasileiro de Publicidade. Segundo o publicitário Dalton Pastore, que preside o evento, deverão ser debatidos e definidos critérios importantes para o funcionamento do mercado nos próximos anos.

Continua depois da publicidade

Conforme o site G1, na última edição do congresso – que aconteceu há 30 anos -, foi criado o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar), que rege os procedimentos do setor no país. Para Nizan Guanaes, sócio-proprietário da agência África, o mercado publicitário precisa de mais regras claras para as relações de trabalho dos profissionais de publicidade.

– Queremos ser respeitados como empresários, como indústria. Senão fica uma relação artística – disse, durante entrevista coletiva para divulgar o evento que acontecerá entre os dias 14 e 16 de julho, em São Paulo, defendendo regulamentação que dê mais proteção às agências brasileiras em relação às multinacionais: – O Brasil tem que decidir, também na publicidade, se quer ser um player no mercado ou um vendedor de commodity. Acho ótimo que as empresas multinacionais possam trabalhar, desde que as nacionais também.