Astro da NBA e considerado um dos melhores jogadores de basquete da história, Kobe Bryant, 41 anos, morreu neste domingo (26) nos Estados Unidos (EUA). O helicóptero particular do ex-atleta do Los Angeles Lakers caiu na cidade de Calabasas, no sul da Califórnia. A aeronave teria pegado fogo.
Continua depois da publicidade
A informação inicial era de que cinco pessoas, incluindo Kobe, estariam na aeronave que caiu após voar em condições de neblina no noroeste de Los Angeles. Porém, depois foi confirmado que nove pessoas estavam no helicóptero. Uma das filhas do ex-jogador, Gianna, 13 anos, está entre as vítimas.
Ninguém sobreviveu ao acidente, e suas causas ainda são desconhecidas. O helicóptero foi identificado como um Sikorsky S-76, explicou o porta-voz da Administração Federal de Aviação, Allen Kenitzer.
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou no Twitter que a morte de Kobe "é uma notícia terrível". O ex-mandatário Barack Obama também lamentou na rede social: "Kobe era uma lenda nas quadras e estava só começando o que teria sido um segundo ato são significativo quanto (o primeiro)".
Poucas horas antes do acidente, Kobe havia felicitado nas redes sociais o atual astro dos Los Angeles Lakers LeBron James por tê-lo ultrapassado e assumido o terceiro lugar na lista de maiores pontuadores da história da NBA, no sábado durante uma partida contra o Philadelphia 76ers.
Continua depois da publicidade
Continuing to move the game forward @KingJames. Much respect my brother #33644
— Kobe Bryant (@kobebryant) January 26, 2020
Michael Jordan, lenda do basquete e ídolo de Kobe, disse não conseguir descrever sua dor. "Eu amava Kobe, ele era um irmão mais novo para mim (…) Ele era um competidor feroz, um dos grandes no jogo e uma força criativa", lamentou.
"Sem palavras para expressar a dor que eu estou sentindo com a tragédia de perder minha sobrinha Gigi e meu irmão Kobe. Amo vocês", tuitou o ex-colega de quadras pelos Lakers, Shaquille O'Neal.
There’s no words to express the pain Im going through with this tragedy of loosing my neice Gigi & my brother @kobebryant I love u and u will be missed. My condolences goes out to the Bryant family and the families of the other passengers on board. IM SICK RIGHT NOW pic.twitter.com/pigHywq3c1
— SHAQ (@SHAQ) January 26, 2020
No Staples Center, casa dos Lakers, no centro de Los Angeles, centenas de fãs chocados se reuniram para prestar homenagem à estrela do basquete.
Continua depois da publicidade
Kobe é conhecido por sua carreira nos Lakers, onde atuou como ala-armador por 20 anos, até se aposentar em 2016. Durante a carreira conquistou cinco títulos da NBA e duas medalhas de ouro com a seleção americana de basquete nas Olimpíadas de Pequim-2008 e Londres-2012.

De acordo com o TMZ, Kobe costumava usar seu helicóptero para viagens. O ex-jogador deixa a mulher, Vanessa, e três filhas, uma delas nascida em junho do ano passado.
Além dos prêmios esportivos, o ex-jogador também ganhou um Oscar, em 2018, pelo curta-metragem de animação "Dear Basketball", do qual foi criador e narrador. Com seis minutos de duração, o filme é baseado em um poema que Bryant escreveu quando anunciou a aposentadoria da NBA.
No sábado (25), Bryant foi superado por LeBron James como terceiro maior pontuador da liga. O ex-jogador marcou 33.644 pontos na NBA em sua carreira, enquanto LeBron chegou a 33.655 na partida.
Continua depois da publicidade
Segundo funcionários do departamento de polícia do condado de Los Angeles, nenhum tripulante do helicóptero sobreviveu ao acidente desta manhã em Calabasas, ao oeste de Los Angeles.
O helicóptero foi identificado como um Sikorsky S-76, explicou o porta-voz da Administração Federal de Aviação, Allen Kenitzer. O site TMZ foi o primeiro veículo de imprensa americano a informar que Bryant estava entre as vítimas do acidente.

*Com informações da AFP e Folhapress.