Em jogo marcado por lances medonhos por falta de qualidade de ambos os times, o Flamengo conseguiu bater o Friburguense por 1 a 0 neste domingo, em Macaé (RJ), e melhorou sua situação rumo à fase final da Taça Rio.

Continua depois da publicidade

Em nova aposta de Joel Santana em Kleberson, o volante voltou a marcar e foi o herói rubro-negro. Agora, o Flamengo atingiu nove pontos e está só três atás do líder Macaé. Na próxima rodada, o Flamengo enfrentará o Volta Redonda, no sábado, no Raulino de Oliveira. Já o Friburguense pegará o Olaria, na Rua Bariri, também no sábado.

Pela terceira semana consecutiva, o técnico Joel Santana foi obrigado a escalar o Flamengo sem os principais jogadores. Desta vez, para suprir as ausências de Ronaldinho, suspenso, e Vagner Love e Deivid, machucados, o treinador optou por um ataque inédito. Thomás, mais adiantado, e Diego Maurício eram as referências à frente. Negueba, o xodó do Papai Joel, ficou apenas como opção no banco.

Com o retorno de Willians, recuperado de uma torção no tornozelo direito, Joel aproveitou para retomar o esquema com três volantes, tendo apenas Bottinelli para armar as jogadas.

Mesmo não tendo uma chance clara, a não ser após uma falta cobrada por Bottinelli tirada pelo goleiro com um soco, aos 20 minutos, o Rubro-Negro, ao menos, marcava mais presença no campo de ataque do time de Nova Friburgo.

Continua depois da publicidade

O argentino ainda quase marcou um gol olímpico na sequência da jogada, após cobrar escanteio da esquerda, mas a bola pegou no travessão. Sem ter ainda muitas oportunidades com Joel Santana, Bottinelli fazia uma boa partida, chamando o jogo e levando perigo nas bolas paradas.

Se houve capricho nas faltas e escanteios, faltou melhor eficiência ao argentino na cobrança de pênalti não existente marcado pelo juiz em cima Thomás, aos 32 minutos. El Pollo chutou praticamente no meio do gol, facilitando a defesa do goleiro Marcos.

O pênalti desperdiçado acabou por diminuir o ritmo do Flamengo e também de Bottinelli. Até o apito final dos primeiros 45 minutos, o Rubro-Negro praticamente não teve uma nova oportunidade para abrir o placar no Moacyrzão.

Na volta do intervalo, Joel Santana não fez alterações e a tônica do jogo foi semelhante ao do início da etapa inicial. Com mais volume de jogo, o Frizão explorou as jogadas pelas laterais e quase chegou ao gol com Sérgio Gomes, em um chute de fora da área que quase encobriu Felipe.

Continua depois da publicidade

Rapidamente, porém, o Flamengo deu sua resposta com Bottinelli. O argentino recebeu de Diego Maurício na entrada da área, mas, de novo, foi parado pela trave. A bola ainda sobrou para Drogbinha que não conseguiu empurrar a bola, mesmo com o gol aberto.

Trave que realmente estava roubando as atenções da partida. Logo depois da chance perdida pelo Flamengo, foi a vez de Jorge Luiz acertar a trave esquerda de Felipe.

Apesar das oportunidades criadas pelos dois times, o jogo carecia de uma melhor organização tática e técnica. Faltava qualidade na conclusão dos lances e sobrava correria.

Diego Maurício e Rômulo deram exemplos de displicência que reforçaram a falta de qualidade do jogo. Aos 12 minutos, ao receber pela direita, Drogbinha errou duas vezes a conclusão contra o gol de Marcos. Já aos 18 minutos, foi a vez de o atacante do Friburguense aproveitar vacilo de David e, sozinho, isolar sobre a meta de Felipe.

Continua depois da publicidade

Antes mesmo da parada técnica, Joel Santana resolveu mexer, mas sem mudar a estrutura do Flamengo. Willians, que voltava de lesão e não jogava há quatro partidas, deu lugar a Kleberson. Já Thomás saiu para entrada de Paulo Sergio, que faria seu primeiro jogo em 2012.

Sem obter resultados imediatos com as alterações, Joel Santana, então, resolveu atender os pedidos da torcida presente no Cláudio Moacyr e lançar Negueba.

O xodó do Papai Joel entrou na vaga de Bottinelli, que depois de perder um pênalti, já havia se queimado com a torcida, que vaiava o argentino insistentemente.

Quando o jogo se encaminhava para um empate que complicaria o Flamengo na Taça Rio, eis que as duas primeiras apostas de Joel Santana resolveram aparecer.

Continua depois da publicidade

Aos 35 minutos, Paulo Sergio lançou Kleberson que tocou na saída do goleiro. Assim como no domingo passado, o volante contribuía para mais um triunfo do Flamengo.

A vitória chegou a ser ameaçada com um gol de Lucas anualado pela arbitragem. O jogador desviou de cabeça cobrança de falta de Marquinhos, mas a arbitragem assinalou impedimento.