Se o jogo contra o Caxias servia de teste para o esquema com três atacantes proposto por Vanderlei Luxemburgo, mesmo que por apenas 23 minutos, o Grêmio está aprovado. Se não pela atuação do time, pela de Kleber. Graças a ele, a equipe gremista conseguiu manter o 100% na Taça Farroupilha. Seus dois primeiros gols na Arena, um em cada tempo, garantiram o 2 a 0 em cima do Caxias.

Continua depois da publicidade

Na primeira etapa, enquanto ainda jogava no 4-3-3, o Grêmio empilhou chances para marcar, inclusive com dois pênaltis. O primeiro, Kleber converteu, o outro, Barcos parou nas mãos de Anderson. Na parte final, porém, o jogo decaiu drasticamente. Coube, então, a Kleber, após batida de escanteio de Elano e desvio de Souza, tirar os gremistas do sufoco e dar números finais ao jogo.

Com a vitória, o Grêmio soma nove pontos no Grupo A. Já o Caxias permanece com três. Na próxima rodada, enquanto os gremistas vão ao Vermelhão da Serra encarar o Passo Fundo, a equipe grená tem, no Centenário, o Lajeadense como adversário.

O primeiro de Kleber

Como toda novidade, o Grêmio demorou para se habituar ao esquema com três atacantes. Kleber se posicionou pela esquerda, Welliton, pela direita, e Barcos, centralizado, descia para a intermediária, ajudando Zé Roberto na armação. Sem a bola, os dois pontas gremistas tinham a missão de descer até o meio-campo e auxiliar na marcação.

Continua depois da publicidade

Os benefícios dos três atacantes puderam ser notados. Welliton, pelo lado direito, foi a principal arma gremista. Tanto que, graças a sua rapidez, aos 16 minutos, ele foi derrubado pelo goleiro Anderson dentro da área. Pênalti. Na cobrança, Kleber bateu firme, no meio, e fez seu primeiro gol na Arena. O primeiro do Grêmio: 1 a 0.

No minuto seguinte, Barcos roubou a bola, que sobrou para Kleber. Atrapalhado, Luiz Felipe acabou derrubando o Gladiador. Novo pênalti. Desta vez, bateu o centroavante argentino, e a história foi diferente. Anderson voou no canto direito e espalmou, se redimindo por completo.

No lance do primeiro tempo, Welliton levou uma pancada e foi substituído por Marco Antonio. Assim, o 4-4-2 foi retomado. Com quatro no meio, os gremistas conseguiram pressionar ainda mais o Caxias, mas não alterar o placar. Pará tentou duas vezes, Kleber e Barcos quase fizeram. Mas ficou no quase.

Kleber não erra

Sem Cris e com Bressan na zaga, o Grêmio voltou moroso do vestiário, errando passes em demasia. O Caxias, também. E isso estabeleceu grandes dificuldades para os dois times conseguirem criar, deixando a partida truncada.

Continua depois da publicidade

As falhas, dos dois lados, a bem da verdade, foram os melhor jeitos que Grêmio e Caxias conseguiam achar para criar as jogadas. Marco Antonio, único que conseguiu colocar a bola no chão, levou perigo ao gol de Anderson com lançamentos em profundidade que, no entanto, não foram aproveitados pelos atacantes gremistas.

Como se não bastasse os erros em campo, parte dos refletores de um dos lados da Arena apagou, apenas confirmando o futebol que se via em campo das duas equipes. Por isso, Luxemburgo abriu mão de um volante e colocou Elano no jogo. Picoli respondeu de imediato e sacou Renato Medeiros para que Karl, volante, pudesse ajudar na marcação.

E o segundo tempo, que tinha tudo para não ter nada certo, teve um acerto. Aos 36 minutos, Zé Roberto bateu escanteio, Souza desviou e ele, Kleber, antes que a bola escapasse, escorou para dentro. O segundo dele no jogo, o segundo na Arena, o segundo do Grêmio: 2 a 0, e vitória assegurada.

TAÇA FARROUPILHA – 3ª RODADA – 23/3/2013

GRÊMIO – 2

Dida; Pará, Werley, Cris (Bressan, intervalo) e Guilherme Biteco; Adriano (Elano, 25′, 2ºT), Souza e Zé Roberto; Kleber, Welliton (Marco Antonio, 23′, 1ºT) e Barcos. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Continua depois da publicidade

CAXIAS – 0

Anderson; Luiz Felipe (Michel, 33′, 1ºT), Jean, Lino e Victor; Marcelo Carvalho, Paraná, Alisson e Renato Medeiros (Karl, 24′,2ºT); Zambi e Rafael Santiago. Técnico: Picoli.

Gol: Kleber (Grêmio), aos 16 min do 1º tempo. Kleber (Grêmio), aos 36 min do 2º tempo.

Cartões amarelos: Anderson, Luiz Felipe e Victor (Caxias); Kleber (Grêmio)

Arbitragem: Fabrício Neves Correa, auxiliado por José Antonio Franco Filho e Elio de Andrade Junior.

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre.

Próximo jogo – Gauchão

Quinta-feira, 28/3/2013, às 19h30min

Grêmio x Cruzeiro – Arena