O líder norte-coreano, Kim Jong Un, previu nesta quarta-feira uma reunião “histórica” com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao receber o chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo, em Pyongyang, segundo a agência oficial.

Continua depois da publicidade

Kim avaliou que o encontro será um “excelente primeiro passo” e ajudará a “construir um bom futuro”, informou a agência KCNA.

Esta é a primeira vez que Kim Jong Un fala publicamente da reunião com Donald Trump, segundo a agência sul-coreana Yonhap.

Mike Pompeo viajou à Coreia do Norte para discutir as modalidades da cúpula entre Trump e Kim, que deve ocorrer dentro de algumas semanas, e para assegurar a libertação de três americanos na Coreia do Norte.

Continua depois da publicidade

Kim declarou que concedeu “anistia” aos três homens que “foram detidos na Coreia do Norte por suas atividades” contra o país, destacou a KCNA.

A decisão foi vista como um sucesso diplomático para Washington e contribuiu para superar o último obstáculo importante para a celebração da cúpula.

Trump confirmou nesta quarta-feira a libertação dos três americanos, elogiando o “gesto de boa vontade” de Kim Jong Un.

Continua depois da publicidade

O especialista agrícola Kim Hak-song e o ex-professor Tony Kim foram presos em 2017, enquanto Kim Dong-chul, um empresário americano nascido na Coreia do Sul e pastor, havia sido condenado a 10 anos de trabalhos forçados em 2016.

* AFP