A Kia Brasil lança o híbrido mais acessível do país. O Stonic é um SUV compacto sul-coreano que utiliza motor 1.0 turbo combinado a um sistema híbrido-leve, por R$ 149.990, em única versão.
Continua depois da publicidade
Trata-se do mesmo três-cilindros de injeção direta dos Hyundai HB20 e Creta, só que movido a gasolina que rende 118 cv. Com o motor elétrico de 48V, o Stonic chega a 120 cv de potência combinada. O conjunto trabalha com a transmissão automática de 7 marchas.
A novidade já está em suas 75 concessionárias do país, mas das 900 unidades esperadas para o lançamento, a Kia recebeu apenas 100, praticamente esgotadas na pré-venda. A meta é vender 400 por mês. Com ele, a marca espera dobrar sua participação no mercado.
Vantagem com rivais
Continua depois da publicidade
Pelo porte, o Stonic tem credenciais para brigar com outros SUVs compactos, como VW Nivus, Hyundai Creta e Fiat Pulse, todos com motor turbo 1.0. A aposta da Kia é justamente por trazer algo a mais: ser híbrido. E pelo preço, fisgar interessados no Toyota Corolla Cross Hybrid, maior e que parte de R$ 189.490.
Na prática, com esse motor, o Kia Stonic oferece um consumo bem atraente: de acordo com o Inmetro, faz 13,3 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com gasolina.
Na condução, em linha reta, o SUV entra no modo de condução “Velejar”, que desliga o motor a combustão e é conduzido pelo motor elétrico, mantendo o restante acionado – ar-condicionado e multimídia, por exemplo.
Por dentro, conta com tela de 8” compatível com Apple CarPlay e Android Auto, ar-condicionado digital e câmera de ré. A segurança é reforçada com air bags frontais, laterais e de cortina e assistente de partida em rampa. O porta-malas, por sua vez, é o menor entre os concorrentes: apenas 325 litros.
Continua depois da publicidade