O secretário de Estado americano, John Kerry, que parte nesta segunda-feira para visitar a Rússia deverá se reunir com o presidente russo Vladimir Putin para falar sobre a Síria, um ponto de divergência enter os dois países, informou um funcionário do departamento de Estado americano.
Continua depois da publicidade
– É muito importante que o secretário Kerry mantenha uma reunião substancial com o presidente Putin – afirmou o funcionário, ao saudar a mudança feita no protocolo para que o chefe da diplomacia americana possa se reunir com o chefe de Estado russo.
– Não temos muitas ocasiões para falar diretamente com o presidente Putin – enfatizou a fonte, explicando que a parte russa expressou claramente sua disposição de conversar sobre a Síria e também sobre outros temas.
O presidente russo conversou por telefone com o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, sobre a situação na Síria, onde Israel realizou ataques, anunciou o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov.
– Eles conversaram sobre a situação na região e na Síri – declaró Peskov, sem dar mais detalhes.
Continua depois da publicidade
Antes, a Rússia, um dos poucos aliados do presidente sírio Bashar al-Assad, advertiu para o perigo de uma escalada regional após os ataques aéreos israelenses contra posições militares sírias na sexta-feira e no domingo perto de Damasco.