O secretário americano de Estado, John Kerry, destacou nesta segunda-feira, em Bogotá, a importância de se resolver rapidamente o tema dos assentamentos entre Israel e Palestina, ao comentar a decisão israelense de erguer novos prédios no território palestino.
Continua depois da publicidade
Em entrevista coletiva no Palácio Presidencial de Nariño, Kerry ressaltou “a importância de se chegar à mesa (de negociação) rapidamente e de se resolver as questões relacionadas com os assentamentos, que serão solucionadas da melhor maneira com a solução do problema da segurança nas fronteiras”.
– Assim que resolvermos as questões de segurança e fronteiras, também resolveremos a questão dos assentamentos – disse Kerry ao lado da chanceler colombiana, María Angela Holguín.
O secretário de Estado recordou que os Estados Unidos “veem todos os assentamentos como ilegítimos”.
– Estamos comunicando esta política de forma muito clara a nossos amigos em Israel – disse Kerry após informar que falou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nesta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Mais cedo nesta segunda-feira, o porta-voz do departamento americano de Estado, Jen Psaki, disse à imprensa que seu país tem “uma forte preocupação” com a decisão de Israel de permitir a construção de novos assentamentos no território palestino, apesar de uma nova rodada de conversações de paz.
– Não aceitamos a legitimidade da continuação dos assentamentos – disse Psaki.
As conversações diretas de paz entre palestinos e israelenses serão retomadas nesta quarta-feira, em Jerusalém, por iniciativa dos Estados Unidos, visando uma solução de longo prazo para o conflito no Oriente Médio.
Kerry viaja nesta segunda-feira ao Brasil.