O jornalista Elio Gaspari descobriu em documentações que o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, discutiu em reunião na Casa Branca a possibilidade de uma intervenção militar no Brasil. A sugestão foi feita 46 dias antes de seu assassinato, no dia 22 de novembro de 1963. E cerca de cinco meses antes do golpe militar que depôs o então presidente João Goulart.

Continua depois da publicidade

A ação armada socorreria a insurreição para derrubar o presidente. Mas a intervenção militar acabou não ocorrendo, como documenta a história, apesar de ter recebido apoio diplomático. A embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por exemplo, comunicou seu país de origem com 48 horas de antecedência que um golpe de Estado era iminente.

:: Transcrição do áudio

Kennedy [interrompendo]: E os… Você vê a situação indo para onde deveria, acha aconselhável que façamos uma intervenção militar?
Gordon: Bem, essa é a outra categoria, que eu chamo de Contingência Perigosa Possivelmente Requerendo uma Ação Rápida. Esse é o principal problema.

A fala ocorre por volta dos 20 minutos da gravação, quando o presidente americano começa a falar sobre a situação do Brasil.

:: Escute o áudio na íntegra

Continua depois da publicidade

As informações, documentos e o áudio foram publicados no site Arquivos da Ditadura, que divulga a reedição das quatro obras que o jornalista escreveu sobre o período que os militares estiveram no comando do país.