Atual campeão do Billabong Pro Teahupoo, no Taiti, o norte-americano Kelly Slater entrou para a história da terceira etapa do ASP Foster’s World Championship Tour (WCT).

Continua depois da publicidade

Nesta sexta, dia 14 (no Taiti são 15 horas a menos em relação a Brasília), Slater conseguiu a primeira nota 10 unânime dos cinco juízes logo em sua primeira onda e ainda uma 9,93 em outro tubo fantástico para registrar a incrível marca de 19,93 pontos de 20 possíveis.

Em um dia de ondas que passaram dos três metros de altura em Teahupoo, o brasileiro Peterson Rosa também se deu e venceu a disputa com o amigo australiano Michael Campbell. Único brazuca vivo na competição, ele garantiu a nota 9,73 num longo tubo na última bateria. Agora, pela briga por uma vaga nas quartas-de-final, o paranaense vai enfrentar o principal favorito, Kelly Slater.

As previsões indicam que o swell (ondulação) deve atingir o pico máximo neste sábado, com tubos de 10 a 12 pés, ou seja, três a quatro metros de altura das ondas, quebrando sobre uma rasa e perigosa bancada de coral no meio do Pacífico Sul.

Na sexta, foram disputadas 22 baterias, as oito restantes da repescagem e 14 das 16 da terceira rodada, em ondas que começaram com dois metros de altura com alguns tubos passando dos três metros durante o dia.

Continua depois da publicidade

O catarinense Neco Padaratz ficou perto da classificação e só perdeu a vaga para a terceira fase em Teahupoo nos últimos segundos da bateria. Foi mais uma das muitas disputas com poucas ondas surfadas, porém Neco mostrou estar se recuperando bem do trauma sofrido no Tahiti há quatro anos, quando quase morreu afogado ao ficar com a perna presa numa caverna na rasa bancada de coral.

Ele pegou um grande tubo em sua segunda onda e recebeu nota 8,67 para liderar toda a bateria. Só que o norte-americano Damien Hobgood achou um excelente tubo quando restavam 30 segundos e arrancou uma nota 9,70 para garantir a vitória por 16,70 x 13,74 pontos.

Nas disputas seguintes da repescagem, o Brasil acabou levando a pior nos confrontos contra a Austrália. O potiguar Marcelo Nunes caiu diante de Michael Campbell e o carioca Raoni Monteiro foi derrotado por Kieren Perrow.

Já pela terceira fase, o bicampeão mundial Andy Irons teve dificuldades para superar Heimata Carroll, do Taiti. Mesma sorte não teve o brasileiro Guilherme Herdy. Ele só conseguiu pegar uma única onda e não teve como impedir a vitória do australiano Trent Munro, por 11,33 x 3,67 pontos.

Continua depois da publicidade

A expectativa é de que o Billabong Pro Teahupoo seja encerrado ainda neste sábado no Taiti. Os resultados podem ser acessados, também em português, no site oficial do evento.

e veja a galeria de fotos.