O hexacampeão mundial Kelly Slater conquistou nesta segunda, dia 21, sua segunda vitória no ano sagrando-se campeão do Billabong Pro da África do Sul – competição válida pela sexta etapa do World Championship Tour (WCT) 2003, a divisão de elite do circuito mundial de surfe profissional. Com o resultado, o surfista americano encostou no líder do ranking Andy Irons, do Havaí. As baterias finais foram disputadas em boas ondas de 2m de altura na praia de Supertubes, em Jeffreys Bay.
Continua depois da publicidade
Os americanos dominaram o pódio do Billabong Pro, com Slater derrotando o também americano Damien Hobgood na grande final. Antes, Slater havia passado pelo californiano Taylor Knox, que dividiu a terceira posição com o australiano Taj Burrow.
Já os brasileiros pararam nas oitavas-de-final, com o niteroiense Guilherme Herdy e o baiano Armando Daltro, terminando ambos em nono lugar na sexta etapa do WCT 2003. O próximo desafio dos melhores surfistas do mundo será nas ondas de Lower Trestles, na Califórnia, que vai receber o Boost Mobile Pro entre 4 e 13 de setembro, nos Estados Unidos.
O Brasil abriu o último dia do Billabong Pro participando das duas últimas baterias da terceira fase. O baiano Armando Daltro despachou o americano Cory Lopez por 14,50 x 13,23 pontos, mas o paranaense Peterson Rosa foi derrotado pelo australiano Dean Morrison por 13,17 x 11,50 pontos.
Com a derrota, Peterson terminou empatado em 17º lugar na África do Sul, assim como os irmãos catarinenses Teco e Neco Padaratz e Victor Ribas (RJ). Cada um recebeu US$ 4 mil e marcou 480 pontos no ranking mundial do WCT. Em seguida, começaram as oitavas-de-final.
Continua depois da publicidade
Na primeira bateria o campeão Kelly Slater viveu seu confronto mais difícil desta segunda. Ele só conseguiu superar o também ex-campeão mundial Mark Occhilupo (AUS) por menos de meio ponto – 16,84 x 16,50 pontos.
Pequenas diferenças também marcaram a vitória de C. J. Hobgood (EUA) sobre Luke Egan (AUS) – 16,84 x 16,40 pontos – e de Taylor Knox (EUA) sobre Sean Holmes (AFR) – 12,83 x 12,33 pontos.
Já os brasileiros não conseguiram acompanhar o mesmo ritmo dos seus adversários. Guilherme Herdy foi eliminado por Taj Burrow (AUS) por 15,43 x 10,67 pontos e Armando Daltro acabou superado por Dean Morrison (AUS) por 15,00 x 12,07 pontos. Pela nona colocação no Billabong Pro, cada um faturou US$ 5 mil dólares e 600 pontos.
O resultado pôs os dois entre os 27 primeiros colocados no ranking mundial, grupo que tem permanência garantida na elite do WCT. Herdy subiu do trigésimo para o 25º lugar, e Daltro passou a dividir a 27ª posição com o paranaense Peterson Rosa.
Continua depois da publicidade
Os mais bem colocados são o catarinense Neco Padaratz em vigésimo e o pernambucano Paulo Moura em 21º lugar. Flávio Padaratz (SC) e Victor Ribas (RJ) estão empatados em trigésimo, Danilo Costa (RN) é o 38º, e Fábio Gouveia (PB) divide a 43ª e última posição com outros três surfistas: Tim Curran, Luke Stedman e Toby Martin.
Já na outra ponta do ranking, Kelly Slater se aproximou bastante do havaiano Andy Irons e poderá até assumir a liderança isolada do WCT 2003 na Califórnia.